Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

26.11.12

1755 UM CENÁRIO . TSUNAMI. NEAMWAVE12

 

REPRODUZIR O CENÁRIO DE 1755 

https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEh-RQ_OJm-Vz8FpSSMN-2jGAo-91O617TJhmQ3YtahosPBXPzv2MT0l-E-6IdJp-bB3Sf6cbCjJ_c9dQg0CuXmPbpPFW7ncDxhKD-VwiUs9VfSidAWAKcrNcQIAeqpxFxkvKOu9nJW6JQ-fAFD9xDjBdfoPUKAnm0pwB7Htx1A=w1200-h630-p-k-no-nu

Realização de exercício de Tsunami - NEAMWAVE12

Nos próximos dias 27 e 28 de novembro irá ser realizado um exercício de tsunami à escala do Atlântico Nordeste e do Mediterrâneo (NEAMWAVE12).


 Realização de exercício de Tsunami - NEAMWAVE122012-11-26 (IM)
 
Nos próximos dias 27 e 28 de novembro irá ser realizado um exercício de tsunami à escala do Atlântico Nordeste e do Mediterrâneo (NEAMWAVE12).

Este exercício, que envolve a participação de 19 países e se insere nas atividades do Sistema de Alerta de Tsunami para o Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e Mares Conexos (NEAMTWS), em fase de implementação sob coordenação da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, tem por objetivos fundamentais testar as comunicações entre os candidatos a centro regional de alerta 
(NOA/Grécia
, KOERI/Turquia,
 CENALT/França
 e IPMA/Portugal) e as entidades reponsáveis pela gestão das emergências em cada país, e a capacidade destas últimas em lidar com a ameaça de tsunami.

Vão ser utilizados quatro cenários de tsunami, um dos quais para o Atlântico Nordeste, o qual será gerido pelo IPMA na qualidade de candidato a centro regional de alerta para esta área do globo. 

 Este cenário procura reproduzir o tsunami desencadeado pelo grande terramoto de 1755, com origem a SW do Cabo de S.Vicente e com uma magnitude estimada em 8.7 (magnitude momento sísmico)




Fonte : Instituto Português de Meteorologia, ou, como doravante se irá designar segundo creio por;   Instituto Português do Mar e da Atmosfera cuja sigla é ; I.P.M.A.