Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

30.1.24

Mau cheiro em Lisboa e poeiras ?

 

Meteorologia

  • 30 JANEIRO 2024

 Tudo o que se sabe sobre o estado do ar

A Direção Geral da Saúde (DGS) já alertou que a população deve evitar esforços prolongados e atividades físicas ao ar livre e aconselhou que idosos e crianças fiquem em casa.

Mau cheiro em Lisboa e poeiras? Tudo o que se sabe sobre o estado do ar
Notícias ao Minuto

30/01/24 09:40 ‧ Há 1 Hora por Notícias ao Minuto

País Lisboa

Segundo declarações da investigadora Sofia Teixeira, do departamento de qualidade do ar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o mau odor que atingiu a região de Lisboa é "atípico para esta localização". A sua origem deve estar relacionada com "diversos setores de atividade, mas os mais comuns poderão ser a indústria do processamento do bagaço de azeitona ou até mesmo o processamento de resíduos".

As condições meteorológicas que se fizeram sentir, nomeadamente o registo de ventos oriundos do quadrante sul e com "uma inversão térmica muito baixa", terão contribuído para que o odor se identificasse. Apesar da existência de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, a investigadora explicou que esta perceção de odores "nada tem a ver" com essas partículas.

Além do mau cheiro em Lisboa, o território continental foi também atingido por uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão. O poluente provoca efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, como crianças e idosos, cujos cuidados de saúde a DGS recomenda a serem "redobrados" durante a ocorrência destas situações.