Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

16.1.24

Guerra entre Rússia e NATO no verão de 2025 ?

 

Alemanha antecipa guerra entre Rússia e NATO no verão de 2025

Este cenário tem início já em fevereiro, com a Rússia a recrutar mais 200 mil soldados.

Alemanha antecipa guerra entre Rússia e NATO no verão de 2025
Notícias ao Minuto

15/01/24 19:20 ‧ Há 23 Horas por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O Ministério da Defesa alemão está a preparar-se para um ataque russo contra o flanco oriental da NATO, possivelmente no verão de 2025. Contudo, e segundo documentos das Forças Armadas Alemãs, a escalada poderá ocorrer já este ano, em fevereiro.

Segundo um documento a que o jornal alemão Bild teve acesso, o Ministério da Defesa daquele país detalhou, mês a mês, as ações da Rússia e do Ocidente, que culminarão com a mobilização de centenas de milhares de soldados da NATO e o brotar de uma guerra, no verão de 2025.

Este cenário tem início já em fevereiro, com a Rússia a recrutar mais 200 mil soldados. Depois de uma ofensiva contra a Ucrânia, na primavera, o organismo equacionou que a Rússia conseguirá expulsar o exército ucraniano em junho, abrindo as portas para um ataque contra o Ocidente, em julho. Os Estados Bálticos deverão ser os mais afetados, estando sujeitos a ataques cibernéticos e outras formas de guerra híbrida, de acordo com o mesmo meio.

Com o escalar dos ataques, prevê-se que a Rússia inicie exercícios militares tanto no seu território, como na Bielorrússia, o que se poderá agravar em outubro, caso o regime do presidente russo, Vladimir Putin, envie tropas e mísseis de médio alcance para Kaliningrado.

Já a partir de dezembro de 2024, a Alemanha equacionou a possibilidade de ocorrer um conflito fronteiriço com “várias vítimas”, perto do corredor de Suwalki, que liga a Bielorrússia e Kaliningrado.

Na sequência destes desenvolvimentos, o documento prevê que a Rússia acusará o Ocidente de preparar um ataque, durante uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Depois, e com o apoio da Bielorrússia, o Kremlin poderá repetir a investida de 2014 contra a Ucrânia, mas em território da NATO, durante o período de transição que se seguirá às eleições presidenciais norte-americanas.

Será em maio que o organismo decidirá as medidas a tomar e, no ‘Dia D’, destacará 300 mil militares para o flanco oriental, incluindo 30 mil soldados das forças alemãs.

Este cenário termina 30 dias após o ‘Dia D’, deixando o desfecho em aberto.

A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste ucraniano e "desnazificar" o país vizinho, independente desde 1991, após a desagregação da antiga União Soviética, e que tem vindo a afastar-se do espaço de influência de Moscovo e a aproximar-se da Europa e do Ocidente.

A guerra na Ucrânia já provocou dezenas de milhares de mortos de ambos os lados, mas não conheceu avanços significativos no teatro de operações nos últimos meses, mantendo-se os dois beligerantes irredutíveis nas suas posições territoriais e sem abertura para cedências negociais.

Leia Também: NATO prepara maior exercício em décadas na primeira metade de 2024