Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

20.8.22

 



Tempo quente no final de agosto

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2022-08-19 15:08 e 2022-08-27 23:59 Tempo quente no final de agosto Nos próximos dias irão registar-se valores de temperatura acima dos valores normais para a época.

 As anomalias (variação em relação aos valores médios) serão mais significativas no interior Norte e Centro e para a temperatura máxima. Contudo, os valores mais elevados de temperatura máxima irão registar-se em todas as regiões do Interior, atingindo 35 a 40 °C até dia 23, descendo para 33 a 38 °C até dia 27.

 Nas regiões do Litoral, a temperatura máxima irá variar entre 30 e 35 °C até dia 23, descendo para 28 a 34 °C até dia 27. 

Na faixa costeira, em todo este período, a temperatura máxima irá variar entre 22 e 29 °C.

Os valores da temperatura mínima irão variar entre 13 e 19 °C até dia 27 na generalidade do território, sendo que se prevê a ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima superior a 20 °C) na região Sul no dia 20, sábado, e entre os dias 23 e 25 na região Norte, Interior Centro, Alto Alentejo e Sotavento Algarvio.

O tempo será em geral seco, havendo a possibilidade de ocorrência de instabilidade a meio da semana nas regiões do interior. 

O vento começará por soprar do quadrante leste, tornando-se do quadrante norte durante o fim de semana, podendo soprar por vezes forte no litoral e terras altas.

 Por todos estes motivos, este período corresponde a um elevado perigo de incêndio rural.

A presente situação meteorológica deve-se à ação conjunta de um anticiclone localizado inicialmente sobre os Açores e posteriormente a norte deste Arquipélago, por uma depressão de origem térmica sobre a Península Ibérica e por uma depressão em altitude a partir do final de 3ª feira, dia 23 de agosto.Este comunicado será atualizado caso se justifique.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/Para recomendações à população em situações de calor, consultar:https://www.dgs.pt/em-destaque/temperaturas-elevadas-recomendacoes-da-dgs.aspx Sex, 19 Ago 2022 15:08:13

IPMA subscricoes@ipma.pt através de meteo.pt 

sexta, 19/08, 16:27 (há 1 dia)


para mim