Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

26.4.22

Não usar máscara 'nestes' locais pode valer coima até 500€, lembra a DECO

 


Está a par das exceções?

Não usar máscara 'nestes' locais pode valer coima até 500€, lembra a DECO
Notícias ao Minuto

26/04/22 09:06 ‧ Há 10 Horas por Notícias ao Minuto

Economia Máscara

Onde é que as máscaras são obrigatórias? 

  • Estabelecimentos e serviços de saúde;
  • Lares e outras estruturas residenciais ou de acolhimento de idosos;
  • Serviços de apoio domiciliário a idosos ou outras populações vulneráveis;
  • Unidades de cuidados continuados integrados;
  • Transportes públicos;
  • Transportes coletivos de passageiros (incluindo aviões, táxis e TVDE).

Ora, de acordo com a DECO Proteste, "os utilizadores destes espaços que violarem o uso obrigatório de máscara podem ser sancionadas com uma coima que vai dos 100 aos 500 euros". 

Vale lembrar, contudo, que o "uso de máscara nestes espaços está dispensado às crianças menores de 10 anos e pode ainda ser dispensado se for apresentado um atestado médico de incapacidade multiusos ou uma declaração médica que confirme a incompatibilidade do uso da máscara com a condição da pessoa (condição clínica ou deficiência cognitiva, do desenvolvimento e perturbações psíquicas)".

E mais: "O mesmo acontece sempre que o uso de máscara seja incompatível com a natureza das atividades que as pessoas se encontram a realizar (por exemplo, durante uma refeição)."

O Governo aprovou, na quinta-feira, em Conselho de Ministros, o fim da obrigatoriedade do uso de máscara na generalidade, prevendo-se algumas exceções. A medida entrou em vigor ainda no final da semana passada, após ter merecido 'luz verde' do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.