Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

24.2.14

BELONARIOS - BELONA - CERES - FLAMEN( cap V. (18 -19 - 20 )


18º- Belonários 

 - eram os sacerdotes, de Belona, deusa da guerra. Nos sacrifícios que celebravam, feriam-se com facas, persuadidos que a efusão de sangue, aplacava a cólera da deusa; mas esta cerimónia, mais tarde passou a fazer-se aparentemente ou seja em estilo teatral.


Belona ( por Rembrandt )

Belona 
 (em latim: Bellona), na mitologia romana, é a deusa da guerra, de origem etrusca.

 Pode ter sido a deusa da guerra original dos romanos, anterior ao sincretismo com a cultura helênica, após o qual foi identificada com a deusa grega Ênio; é uma das poucas divindades apenas puramente romanas como Liber Pater (Baco) e Maia. Por maiores que sejam a analogia de Marte como deus romano da guerra, Belona era a fúria da guerra, ou seja a carnificina enquanto que Marte um deus também ligado aos armamentos, a virilidade e ao árduo trabalho, denotando portanto, este como um "deus soldado" (considerando que o homem da guerra era muitas vezes o homem do campo).

 Deu origem ao substantivo feminino belona, para designar guerra e a palavras como "bélico".

Acompanhava Marte na batalha e foi considerada, por diferentes autores, sua irmã, esposa ou filha.

Também foi (como no seu templo em Óstia) raramente sincretizada com Cibele (Magna Mater).

Todas as sessões do senado romano relacionadas à guerra estrangeira eram conduzidas no Templo de Belona, fora do pomério, a antiga área murada de Roma.


"Belona", por Rodin


O poeta romano Tibulo descreveu como sua amante Delia cultuava Belona: ela cortava seus braços, e cobria a estátua da deusa com seu sangue.[1]
 
Amiano Marcelino, ao descrever a derrota romana na Batalha de Adrianópolis, diz que "Belona, soprando sua triste trombeta, enfurecia-se mais ferozmente que de costume, para infligir o desastre aos romanos".

O atributo de Belona é uma espada e ela é representada usando um elmo e armada com uma lança e uma tocha. Festivais em homenagem a Belona aconteciam nos dias 3 de Junho e 24 de Março



 19º- Sacerdotisa Grega de Ceres -


12. Ceres
 
Ceres
Deusa da colheita, agricultura, natureza e estações do ano
Busto de Deméter
Cópia romana de original grego do século IV a.C.

Nome nativo Δημήτηρ
Morada Monte Olimpo
Símbolo Trigo
Foice
Sementes
Maçã
Pais Cronos e Reia
Irmão(s) Zeus, Poseidon, Hades, Hera e Héstia
Filho(s) Perséfone, Despina, Árion, Pluto e Filomelo.
Romano equivalente Ceres

Ceres era patrona da Sicília, equivalente à deusa Deméter, “adotada” pelos romanos  numa época de grande fome, por ser a deusa dos grãos e do amor maternal.



 Assim se chamava a rainha dos sacrifícios ( Regina Sacrificula ) porque era ela que celebrava em honra de Ceres, á maneira dos Gregos, o sacrifício chamado abstemium, n'um templo fundado pelos Arcades no monte Palatino. O sacrifício tinha aquele nome, porque nele não se usava o vinho.



20º-    Flamen,  e Confraria dos Sacerdotes D'Augusto
 ( Flamen et sodales Augusti ) foram instituidos para renderem culto ao imperador Augusto César depois de deificado.


Flamen

Sacerdote
Flâmine
 
 
Flámine (em latim: Flamen) era, na religião romana, um sacerdote a quem era designado um dos deuses ou deusas patrocinados pelo Estado. 
 
Havia quinze flamines na República Romana, dos quais os mais importantes eram os flamines maiores (flamines maiores; "sacerdotes principais"), que serviam os três principais deuses romanos da chamada Tríade Arcaica;
 
 Os doze restantes, dois dos quais são desconhecidos hoje em dia, eram os flamines menores (flamines minores; "sacerdotes menores").

       A adulação, ou o delírio político levou os romanos a fazerem a apoteósis dos seus imperadores; começando este costume logo pelo primeiro, para quem ainda em sua vida foi nomeado um flamen.

       O colégio dos sacerdotes foi creado por Tibério, e a festa em honra d'Augusto ( Augustalia ) pelo seu feliz regresso a Roma, foi instítuida no consulado de Saturnino e Vipsanio.

                                                 


   
Com o advento do cristianismo e queda do império romano terminou um período de florescimento material e social nunca depois vivido. 

As trevas da idade média, inquisição, e um sem número de outras atrocidades em nome de um só deus.

 Ainda hoje permanecem muitos desses dogmas nas mentes, seja a Ocidente como a Oriente.