Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

22.4.22

EURO - LIBRA - BITCOIN -

 

União Europeia

O Euro não possui uma longa história ou um contexto especial de guerras e independência para ser criado. Foi introduzido ao mundo em 1999, foi desenvolvido pela Comunidade Econômica Europeia (CEE) em uma sessão parlamentar em Bruxelas, definindo que a União Europeia teria uma moeda comum em seus países componentes.

Os países que aceitam são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovenia, Espanha, Estonia, Finlandia, França, Grécia, Irlanda, itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Andorra, Mônaco, San Marino, Vaticano, Ilhas Francesas, Kosovo e mesmo fora da União Europeia, Portugal tem o Euro como moeda oficial.

O símbolo do Euro é o e efígies e monumentos históricos europeus estão estampados nas notas. As moedas disponíveis são as de 1, 2, 5, 10, 20 e 50, 1 e 2 euros, já as cédulas: 5, 10, 20, 50, 100, 200, 500 euros.

 

 



 

Inglaterra

A moeda oficial da Inglaterra é a Libra Esterlina, uma das mais antigas do mundo, criada em 1489 pelo Rei Henrique VII, mas em circulação oficial desde 1694. O nome varia da prata com unidades monetárias da Europa, junto com o termo “sterling”, significando “forte, indestrutível” a Escócia também emite libras, sendo a única moeda do mundo, emitida por dois bancos diferentes.


Todas as notas de libras são estampadas com a Rainha Elizabeth II, em alguns países do Reino Unido como Irlanda do Norte e Escócia, estão figuras regionais e  históricas para o país, mas na parte inferior da nota. O símbolo econômico que rege a libra é o £.

A Inglaterra aceita apenas a libra esterlina como sua moeda desde a saída da união europeia, o Brexit, os países que aceitam a libra dentro do Reino Unido são: Gales, Irlanda do Norte, Escócia e os territórios britânicos ultramarinos, a Irlanda é o único país que não aceita a moeda como oficial e adota o Euro e se mantém com a  união europeia.

 

 

Mundo.

O Bitcoin é uma criptomoeda, isso significa que ela é uma moeda digital descentralizada, ou seja, ela não precisa de um intermediário, como o banco por exemplo, para realizar transações e também não é controlada por nenhum órgão ou país específico. Sua principal característica é justamente essa ausência de regulamentação, que faz com que ela não tenha uma série de desvalorizações pela impressão da moeda. Porém, dependendo dos movimentos do mercado em relação a sua oferta e demanda, pode ocasionar grandes oscilações no seu valor em um curto prazo. 


Um único bitcoin em dólares pode valer mais de US$ 50 mil, Libras esterlinas pode chegar a 40 mil, em Dinar Kuwaitiano, KWD 15 mil e por aí vamos à uma longa jornada do valor desta moeda virtual. A primeira compra feita usando como forma de pagamento o Bitcoin foi em 2010, na Flórida, e o cliente comprou uma pizza. Porém, a história do surgimento desta criptomoeda começa entre 2007 e 2008. 

Satoshi Nakamoto, é pseudónimo de quem começou a desenvolver o conceito de Bitcoin. Em 2008, o site Bitcoin.org é registrado de forma anónima e o projeto é lançado também no Sourceforge.net, plataforma para distribuição e desenvolvimento de softwares open-source.