Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

26.4.13

RIBEIRA DA ATALAIA E A PRÉ-HISTÓRIA

Neste extremo da Península Ibérica a que hoje chamamos Portugal já deixaram por aqui vestígios os nossos antepassados de há 300.000 anos.

Segundo uma equipa internacional de arqueólogos, foi descoberto no local da ribeira da Atalaia, vestígios de antepassados humanos com cerca de 300.000 anos.
A equipa internacional de arqueólogos, no âmbito do projecto ‘Tempoar – Território, Mobilidade

Povoamento do Alto Ribatejo’, está a escavar o local da ribeira da Atalaia.

Nos estratos escavados encontraram-se vários vestígios de ocupação contínua desde o homem de Neandertal (300.000 anos) ao homem Sapiens Sapiens (24
mil anos).
Foram ainda encontrados vestígios muito raros de uma fogueira. A datação destes dados foi feita através de estudo dos depósitos do Tejo, complementado por análises com equipamentos do Instituto Nuclear.



Ribeira da Atalaia


Sob o título “A ocupação do Pleistocénico Médio e Superior da Ribeira da Atalaia (Médio Tejo – Portugal Central), publicado na revista Arqueologia e História da Associação dos Arqueólogos Portugueses, Luiz Oosterbeek, Pierluigi Rossina, Sara Cura, Stefano Grimaldi e José Gomes, dão-nos a conhecer, neste precioso artigo, o sítio arqueológico da Ribeira da Atalaia.
 
Localiza-se este sítio precisamente junto da Ribeira a Ponte da Pedra, a alguns quilómetros para norte do local onde a ribeira desagua no Tejo, perto da vila. O sítio é ao ar livre. 
Um artigo muito curioso que dá a entender os testemunhos da mais antiga presença humana em território português, estudo do devir do comportamento e da cultura, projecto de investigação e escola académica, museografia de evolução das paisagens ribeirinhas e da sua exploração.
Pelo denodo e pesquisa científica destes arqueológos podemos concluir que o homem de Neandertal viveu na Atalaia há 300 mil anos.