Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

14.12.11

GEMÍNIDAS - METEOROS NO SEU MÁXIMO ESPLENDOR




Esta madrugada, a chuva de meteoros Gemínidas, a mais potente do ano, terá a sua actividade máxima, podendo ser observada até 17 de Dezembro a partir de quase todos os lugares da Terra.


A chuva de meteoros Gemínidas de 2010 captada pela NASA


A chuva de meteoros Gemínidas de 2010 captada pela NASA

 (Imagem: NASA/MSFC/Danielle Moser)


Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), esta chuva de meteoros (estrelas cadentes) é observável de 7 a 17 de Dezembro, mas a melhor altura é mesmo a madrugada de quarta para quinta-feira.

Estes meteoros são o "fenómeno luminoso resultante da entrada na atmosfera da Terra de um corpo sólido proveniente do espaço", mais concretamente de meteoróides (corpos mais pequenos do que os asteróides), de acordo com o Observatório.

Todos os anos em meados de Dezembro, a Terra atravessa o caminho dos destroços do Faetonte, que os astrónomos ainda não chegaram a um consenso sobre se é um cometa extinto ou um asteróide. As Gemínidas são restos de destroços desse misterioso objecto celeste. O OAL informa que o número médio de meteoros por hora é de 120.

Para esta madrugada, a agência espacial norte-americana (NASA) promove a iniciativa “Up All Night with NASA”, com imagens em directo, através da Internet, e um chat com os astrónomos Bill Cooke, Danielle Moser e Rhiannon Blaauw do Centro Marshall de Voos Espaciais que podem responder às perguntas dos interessados.

Além das Gemínidas, as principais chuvas de estrelas ocorrem, de acordo com o OAL, de 1 a 5 de Janeiro (Quadrântidas), de 17 de Julho a 24 de Agosto (Perseidas) e de 14 a 20 de Novembro (Leónidas).


Gemínidas

Gemínidas
 
As Gemínidas, Geminidas, ou Geminídeos, são chuvas de meteoros causadas pelo objeto 3200 Faetonte, que acredita-se ser um asteroide da família Palas, com uma órbita de "cometa rochoso". Isto faz das Gemínidas, junto com as Quadrântidas, as duas principais chuvas de meteoros que não se originam de um cometa.