Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

12.2.14

ABEL MOURA. O SR: " BANHEIRO " DO TAMARIZ

Conheci Sr: Abel Banheiro era eu garoto.

Sempre o encontrei com aquele seu peculiar modo de ser particularmente notado pelo permanente uso do boné de marinheiro.

 Pessoa afável e amiga, estava sempre atento às nossas " aventuras marítimas " quando, ainda adolescente, eu e outros vinha-mos ali do Colégio Salesiano ver o mar e chegar " só um pouco mais perto " nos intervalos  do almoço pois, nesses anos sessenta, haviam aulas durante todo o dia.

 Lembrei-me dele hoje quando faz doze anos que faleceu.



 Raramente quando passo pelo Tamariz em dias de mar bravo não me ocorre a sua lembrança.

Tinha em Fevereiro de 2002, " Abel Moura " 85 anos quando faleceu. Conhecido por muitos como o Banheiro da praia do Tamariz, no Estoril. *

Texto: J. Pinto Lopes


O SR: ABEL MOURA

Diz-nos a respeito Manuel Eugénio da Silva no seu livro  "Naufrágios ".
 
Tinha o cartão nº 122 de nadador - salvador, passado pelo Instituto de Socorros a Náufragos em 1930.

  Durante o tempo em que foi banheiro, salvou inúmeros banhistas e ensinou outras centenas a nadar, aconselhando sempre os perigos que existem se não tomam as devidas precauções.

 Entre as pessoas que ensinou a nadar se salienta o Príncipe D. Juan Carlos, actual Rei de Espanha, quando este tinha dez anos.

 " Abel Moura " foi sempre uma figura simpática, simples, sempre com os olhos fixos no mar do Estoril e que nunca largou o seu boné de marinheiro, branco e azul.


https://www.visitportugal.com/sites/www.visitportugal.com/files/styles/large/public/mediateca/LIS_Cascais-Tamariz_660x371.jpg?itok=w2t1EJKX
PRAIA DO TAMARIZ
-

Com excelentes condições em termos de Serviços de apoio à praia, designadamente vigilância, balneários, restaurantes, snack-bares, esplanada e à prática de desportos náuticos.
Dispõe de uma piscina Atlântica localizada junto ao pontão existente.
Praia com bons acessos, servida diretamente pelo comboio da linha Lisboa-Cascais e passeio marítimo. Estacionamento limitado e situado ao longo da marginal.

Localização: Estoril
Extensão da linha da praia: 0,19km
Equipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros; Piscina
Segurança: Praia vigiada/sinalizada

Acesso à Praia:
 
De automóvel - Estoril, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia
De comboio - Sair na estação do Estoril

Acesso ao areal por escadas e rampa.