Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

22.4.20

CASCAIS MENINO ( 3º Volume )



Volume III


Primeira parte - Personagens da Nossa Terra

 Segunda parte - Algumas das Mais Importantes Casas de Cascais

Autor.   Pedro Falcão

Obra de 266 páginas

"   O autor deste livro é um menino garoto nascido no tempo em que Cascais também era garoto e menino.
    Os anos foram passando, Cascais foi-se transformando, foi aumentando, foi desfeando. Mas o menino poeta, esse nunca mudou. Continua tão menino como sempre foi. E o Cascais que ele « roubou » continua também igualzinho ao que era então.
    Quem, abrindo este livro, quiser vir espreitar pelos olhos do menino verá tudo tal e qual ele viu e « roubou ».
    Portanto o Cascais que este livro vos convida mais uma vez visitar não é o Cascais barulhento e atafulhado de automóveis; não é o dos barcos ruidosos a motor; não é esse aglomerado de « buildings» sem arquitectura, sem beleza, sem proporções, onde Lisboa todas as noites vem dormir e evacuar; não é o daquelas praias sujas e apinhadas de gente que nem lá cabe nem lá sabe estar; não é essa Terra que tem ao meio um colector monstro a despejar porcaria, nas águas da linda Praia da Ribeira...Não ! O meu Cascais não é esse montão de gente; o meu Cascais não é essa povoação que já não se sabe onde começa nem onde acaba e que engoliu e digeriu no seu ventre, sem deixar rasto, as lindas aldeiazinhas da Torre, de Birre, da Areia, da Aldeia de Juso, de Murches, do Cobre, da Malveira, de Janes, da Charneca.
    Não! O meu Cascais é menino, é pequenino, é amoroso, é proporcionado e é lindo ! ( ... ) *


Pequeno extrato da " Introdução "

Autografado, e com amável dedicatória, daquele saudoso Amigo.






Biblioteca Particular
 ( 118 )