Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

15.5.12

AS MINHAS PASSEATAS

Aqui há meia dúzia de dias tomei a resolução de ir dar uma voltinha pelo campo montado na minha bicicleta como sói dizer-se, e não esperava nada que tal iniciativa viesse a revelar-se uma nova experiência no que ao conhecimento das próprias limitações do corpo diz respeito.

COM ELA VOU A MONTES E VALES  ( Foto de J.P.L. Maio 2012 )

 Então não é que achando-me em condições de percorrer montes e vales, na tal comunhão com a natureza que tanto estimo, vi-me confrontado com dolorosas e persistentes cãibras musculares que não consegui ultrapassar sem uma grande dose de sacrifício ?

 Hoje rio-me da situação e espero ter assimilado bem o aviso. 

Antes estas que cãibras mentais.

 As cãibras musculares (também chamadas dor muscular) muitas vezes aparecem em pessoas saudáveis, de meia-idade e mais velhas, mas podem aparecer em pessoas mais jovens.
 As cãibras tendem a aparecer durante ou após exercícios vigorosos, mas podem ocorrer durante o descanso. As cãibras musculares podem ser muito dolorosas. Aparecem de repente, sem dar qualquer sinal prévio e podem ser intensas.


O que é a câibra?

A maioria dos nossos grandes grupamentos musculares funciona de forma voluntária, ou seja, contraem e relaxam de acordo com a nossa vontade. Quando um ou mais músculos se contraem subitamente de forma involuntária, chamamos de espasmo muscular. Se o espasmo for intenso e persistente, damos o nome de câimbra.

A câimbra (ou cãibra) é, portanto, uma contração muscular súbita, não desejada, não intencional, bastante dolorosa e que pode durar de alguns segundos até vários minutos. Quando o seu pé sofre uma câimbra e se contrai todo, não adianta simplesmente tentar relaxá-lo com a “força da mente”, é preciso ir lá com as mãos e reverter a contração à força.

EXERCÍCIO FÍSICO ( Foto de J.P.L. Maio 2012 )

                                                                            As cãibras musculares são extremamente comuns. Estima-se que até 95% das pessoas irão experimentá-las em algum momento da sua vida. Elas são mais comuns em adultos do que em crianças e vão se tornando cada vez mais frequentes conforme o indivíduo envelhece.
Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contrações. Os mais comuns são:
  • Panturrilhas.
  • Músculos anteriores e posteriores da coxa.
  • Pés.
  • Mãos.
  • Pescoço.
  • Abdômen.

Causas

Acredita-se que a causa básica da câimbra seja uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. Esta alteração nos nervos é mais comum nas seguintes situações:
  • Atividade física vigorosa (câimbra pode ocorrer durante ou após o esforço físico).