Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

14.12.19

PEFC E A CERTIFICAÇÃO FLORESTAL

PEFC promove certificação florestal regional da Área Metropolitana de Lisboa

 O PEFC é uma aliança Internacional que conta com mais de 50 esquemas nacionais reconhecidos e mais de 325 milhões de hectares de floresta certificada, sendo o maior Sistema de Certificação Florestal no mundo.

 

Garantimos aos consumidores que os produtos com certificado PEFC derivam de uma gestão florestal onde são aplicados, de forma consistente, princípios de sustentabilidade assentes em três pilares básicos: (1) Social (2) Ambiental (3) Económico.
A Certificação Florestal compreende dois níveis distintos:
  • na floresta com a verificação da gestão florestal sustentável e,
  • na indústria e comércio de produtos de base florestal, com a certificação de cadeia de responsabilidade.
Assegurando assim, a rastreabilidade da matéria prima certificada desde a sua origem até ao consumidor final.

O nosso impacto

No PEFC Portugal acreditamos que a nossa missão só será possível alcançar se envolvermos um largo número de entidades com a mesma motivação para a preservação das florestas ao nível local e global.
A gestão florestal sustentável requer uma abordagem inclusiva e de colaboração entre todas as partes interessadas. Por essa razão procuramos estabelecer parcerias estratégicas com organizações e empresas que permitam ampliar o nosso impacto coletivo e o reconhecimento da Certificação PEFC.
Fazemo-lo por meio de projetos, campanhas, eventos e formação colaborando com diversas entidades de âmbito nacional, regional e local na promoção de iniciativas que promovam a visibilidade do PEFC e que contribuam para o aumento da área com gestão florestal sustentável certificada.
O PEFC Portugal, Programa para o Reconhecimento da Certificação Florestal, realizou no dia 29 de Novembro, no Auditório da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, em Lisboa, uma sessão de indução à Certificação Florestal Regional PEFC da Área Metropolitana de Lisboa.
O PEFC Portugal integra o movimento de certificação internacional – PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification) com 51 esquemas nacionais reconhecidos e mais de 300 milhões de hectares de floresta certificada, representando dois terços da área florestal certificada globalmente.

Certificação florestal regional

Através da certificação florestal regional, o PEFC disponibiliza aos proprietários e gestores florestais, um mecanismo inovador de participação que permite, independentemente da sua natureza ou dimensão, evidenciar que as suas áreas florestais são geridas de forma ecologicamente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável.
Esta sessão contribuiu para uma melhor compreensão pública da relevância da certificação regional e as vantagens da promoção de 5 Certificados Regionais coincidentes com as regiões plano de Portugal, NUT II.
Foram abordados os mais recentes desenvolvimentos, de enquadramento e implementação da certificação em contexto rural e urbano, incluindo as iniciativas europeias PEFC para a certificação de parques urbanos e Trees outside Forests.
A certificação florestal assume particular importância, no momento particular colectivo, de rápida mudança do clima, drásticas alterações do uso do território e da sua população.

Agricultura e Mar Actual