Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

23.10.11

GALINHOLAS... UMA SAUDADE

  Vou agora recordar algo acerca de uma ave que em tempos constituiu para mim, aqui em Cascais, o sentido de uma actividade lúdica hoje em declínio pessoal apenas, e tão sómente motivada pela situação a que o concelho chegou quanto ao urbanismo massivo.

UMA GALINHOLA ( Tela e foto de J:P.L. Ano 2011 )
          "  ...Há um exemplo flagrante no nosso País, que foi o da serra de Sintra, como zona tampão temporária para as galinholas não descerem mais para o Sul. Todos nós estamos recordados do enorme nevão que caiu há algumas décadas na serra de Sintra e que atingiu inclusivamente a zona do Estoril, Cascais e Pinhal da Marinha. Dum dia para o outro, porque nevou na serra de Sintra, a grande maioria das galinholas que lá estavam dispersas na floresta desceram imediatamente para o Pinhal da Marinha, onde nevava relativamente pouco e de forma passageira, permitindo desta forma que não se privassem de alimentos, receosas como estavam que os vermes existentes por debaixo das folhas secas, fetos e musgos, morressem com as temperaturas negativas. "  *

 " Na Esteira do Nordeste "    Memórias de um Caçador.
   
   Joaquim Canas Cardim.

Pinhal da Marinha. Quantas recordações dos meus tempos de caçador de galinholas ali passados acodem-me  à memória, assim como os seus arredores. Quinta da Bicuda e as Figueiras, depois também a Serra de Sintra em que com os meus inolvidáveis perdigueiros passei horas inesquecíveis, que jamais voltarão.
 
 As galinholas da Quinta das Patinhas e da Malveira e outras dispersas em caçadas, a sós com o bom amigo cão.

Hoje tudo acabou, até a Marinha está completamente ocupada com urbanizações, hóteis e campos de golfe, excepto estas memórias de locais e companheiros caninos que prezo preservar em algumas obras.