Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

23.12.11

CLIMA DE DEZEMBRO NO ANO DE 2011

                                                                     Inicio do Solstício de Inverno ontem ás 5 h 30m.
                                                                                
ESTREMOZ. UM DIA CHUVOSO DE INVERNO ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )
                                                                
Parece que estamos em tempos algo estranhos no que ao clima diz respeito dado que o mês de Dezembro está a acabar e tudo aponta para a continuação de temperaturas algo amenas para já não falar da ausência de chuva, vento ou nevões na Península.
 Veremos se o Inverno que começou agora vai trazer alguma mudança ao panorama.




*

A TEMÍVEL CUMULONIMBUS PESADELO DOS AVIADORES.
 RESUMO MENSAL Boletim climatológico mensal de dezembro 2011

 Produzido por Instituto de Meteorologia, I.P. Também disponível em www.meteo.pt

 Dezembro muito seco 

Continente 

 Em dezembro 2011 os valores da quantidade de precipitação foram muito baixos, nomeadamente na região Sul, devido à situação meteorológica sinótica predominante neste mês, com o Anticiclone dos Açores localizado na Europa Central ou a oeste da Península Ibérica, originando tempo seco e frio.

 O total de precipitação mensal foi muito inferior ao valor normal 1971-2000, -102.8mm, que corresponde a uma anomalia negativa significativa, embora com expressão similar a outras verificadas nos últimos 20 anos traduzida em cerca de 30% do valor médio total de precipitação no continente, no mês de dezembro.

 Em resultado destes níveis de precipitação o mês classifica-se como seco a muito seco, sendo extremamente seco na região do Sul.

 Desta forma, voltou a surgir a situação de seca meteorológica em quase todo o território do Continente (Figura 1). Em relação aos valores da temperatura do ar em dezembro de 2011, destaca-se o valor médio da temperatura mínima, inferior ao valor normal (1971-2000) em -1.45ºC, sendo o 9º mês de dezembro consecutivo com anomalias negativas da temperatura mínima do ar. 

 Durante o mês e em particular entre os dias 25 e 31, verificaram-se valores de temperatura mínima inferior a 0ºC essencialmente nas regiões do interior e em particular no nordeste do território. O valor médio da temperatura média do ar também foi inferior ao normal em -0.71ºC e o valor médio da temperatura 
máxima foi próximo do normal, +0.03ºC.