Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

5.12.21

VENDAVAL CONTINENTAL ?

 

Depressão BARRA:

 Efeitos em Portugal continental

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2021-12-05 16:33 e 2021-12-08 23:59 

Depressão BARRA:

 Efeitos em Portugal continental No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos para a nomeação de tempestades da época 2021-2022, foi atribuído pela Met Éireann (Serviço Meteorológico Irlandês) o nome BARRA à depressão que se prevê estar centrada em 53°N e 14°W no dia 07 de dezembro de 2021 às 06UTC.

Embora esta depressão não tenha impactos diretos sobre Portugal Continental, a superfície frontal fria que a ela está associada irá aproximar-se a partir da tarde de dia 07 e atravessar todo o território até ao fim da manhã do dia 08, com o consequente agravamento das condições meteorológicas.

 Prevê-se a ocorrência de precipitação, por vezes forte no dia 7, sendo de neve, em especial no dia 8, acima de 1100/1200 metros podendo atingir 800/1000 metros nas serras do extremo norte do território continental. 

 O vento aumentará de intensidade podendo soprar com rajadas fortes durante o dia 8, em especial nas terras altas do Norte e Centro e na faixa costeira a norte do Cabo Raso.

Consequentemente, prevê-se também um aumento gradual da agitação marítima na costa ocidental a partir do fim da tarde de dia 7, com a altura significativa das ondas a poder atingir 7 metros nos dias 8 e 9.

Devido ao transporte de uma massa de ar frio na circulação conjunta da referida depressão com um anticiclone localizado a noroeste dos Açores, prevê-se também uma descida de temperatura no dia 08, que associada à intensificação do vento, irá provocar um aumento do desconforto térmico.

Tendo em conta o agravamento das condições meteorológicas, recomenda-se o acompanhamento da previsão e dos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias, consultando:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativahttp://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/ 

Dom, 05 Dez 2021 16:33:41