Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

8.2.23

SISMO NA TURQUIA.

 

Sismo Turquia Atualização

Imagem notícia de 08 de fevereiro (mapa epicentral) Sismo Turquia, 7.8 a 06 de fevereiro de 20232023-02-08 (IPMA)

08 de fevereiro de 2023 - Atualização de informação

No dia 6 de fevereiro 2023 ocorreram dois grandes sismos que atingiram a região entre a Turquia e a Síria.

O primeiro, às 01:17 UTC, com magnitude Mw7,8 [Mw- magnitude momento], ocorreu a cerca de 30 km de Gaziantep ( latitude 37,174°N e longitude de 37,032°E), a uma profundidade de 18 km. Este sismo localiza-se na região de intersecção de duas falhas transformantes, a Falha do Mar Morto, orientada norte-sul a nordeste-sudoeste, e a Falha Este Anatólia, orientada este-oeste. A primeira separa as placas Áfricana e Eurásia da Arábia (Ásia) e a segunda estabelece o limite sul da placa Anatólia (Turquia). Estas duas falhas intersectam-se formando um ponto triplo na superfície da Terra, neste caso um ponto triplo do tipo T-T-T (transformante-transformante-transformante).

Cerca de 9 horas depois, às 10:24 UTC, ocorreu um segundo sismo de magnitude Mw7,5 (latitude de 38,024°N e longitude 37,203°E) na Falha Este Anatólia, a 4 km sudeste da cidade de Ekinözü, e a cerca de 90 km a norte do primeiro evento, com uma profundidade de 10 km. Dado que as duas falhas são estruturas tectónicas diferentes, bem identificadas e muito antigas, o segundo sismo não se considera uma simples réplica do primeiro, mas um novo grande sismo provavelmente resultante do ajuste de forças resultante da libertação de energia e deformação do primeiro. A placa Anatólia (Turquia) é um bloco de crosta continental cuja movimentação é no sentido oeste, uma expulsão resultante da compressão geral de direção norte-sul da região.

Ambos os sismos tiveram um mecanismo de desligamento e de acordo com United States  Geological Survey (USGS), o comprimento da ruptura  é aproximadamente de 190 km e 120 km para os dois eventos, respetivamente. Ambos os sismos foram sentidos com uma intensidade máxima de IX (USGS), o que representa um nível de vibração classificado como violento com danos potenciais muito significativos.

O sismo Mw7,8 gerou um tsunami pequeno que foi registado nos marégrafos de Iskenderun e Erdemli na Turquia com uma amplitude máxima da onda de 17 cm. Foi disseminado um alerta de tsunami para toda a bacia Mediterrânica, que terminou passado 2horas do tempo de chegada das ondas.

O número de réplicas com magnitude acima de Mw6 foram 3 e ocorreram todas no dia 6 de fevereiro. Até hoje foram registados 753 eventos de menor magnitude, das quais 57 foram registadas pela rede sísmica do IPMA. De acordo com o catálogo EMSC-CSEM, ocorreram 31 sismos com magnitudes no intervalo [5.0, 5.9]. Segundo os media foram reportados pelo menos 8,574 mortos na Turquia, e 2,530 na Síria.

 

06 de fevereiro de 2023 - Informação preliminar

Um forte sismo de magnitude 7,8 [MW- magnitude momento] ocorreu em 2023-02-06 às 01:17 UTC na Turquia, a cerca de 35 km da cidade de Gaziantep, com uma profundidade superficial de 18 Km e a 86,4 km da costa.
De acordo com a modelação feita pelo United States Geological Survey (USGS), a ruptura teve uma extensão aproximada de 200 km.

Este sismo foi sentido com uma intensidade máxima de IX (USGS), o que representa um nível de vibração classificado como violento com danos potenciais muito significativos. De acordo com os relatos dos media este sismo provocou danos elevados e vítimas na Turquia e na Síria. O número de mortos na Turquia já ultrapassa os 830, e pelo menos 130 edifícios altos colapsaram em Gaziantep. Este sismo gerou um tsunami muito pequeno que foi registado nos marégrafos de Iskenderun e Erdemli na Turquia com uma amplitude máxima da onda de 20 cm.

O sismo foi seguido de várias réplicas, incluindo uma de magnitude Mw 6,7 (às 01:28 UTC) e a última de magnitude Mw 7.5 às 10:24 UTC junto à cidade de Ekinözü na Turquia.

 

Imagens associadas

Imagens associadas

  • Imagem notícia de 08 de fevereiro (mapa epicentral)

    Imagem notícia de 08 de fevereiro (mapa epicentral)

  • Imagem notícia de 08 de fevereiro  (tectónica)

    Imagem notícia de 08 de fevereiro (tectónica)

  • Imagem notícia de 08 de fevereiro

    Imagem notícia de 08 de fevereiro

    • Imagem notícia de 06 de fevereiro. Fig. Registo na estação sísmica de Moncorvo (06/02/2023)

      Imagem notícia de 06 de fevereiro. Fig. Registo na estação sísmica de Moncorvo (06/02/2023)

    Imagem notícia de 06 de fevereiro