Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

21.2.23

INVERNO A RIGOR NA QUINTA FEIRA DIA 23 DESTE FEVEREIRO !

Bolsa de ar frio chegará na noite de quarta para quinta: queda brutal da temperatura

Na quarta-feira (22) produzir-se-á uma mudança radical na situação sinóptica. Um cavado polar começará a descolar-se do jato polar, deslocando-se em direção ao Norte da Península Ibérica, ao mesmo tempo que as altas pressões deverão subir pelo Atlântico. Desta forma o vento passará a soprar de Norte-Noroeste de norte a sul de Portugal continental. Na Madeira o panorama meteorológico manter-se-á mais ou menos semelhante ao do dia anterior.

A chuva poderá ser localmente forte e persistente nalguns locais da metade setentrional do país, isto é, a norte do Mondego e Serra da Estrela, embora possa precipitar de maneira dispersa e irregular a sul da mencionada cadeia montanhosa. A temperatura baixará em Portugal inteiro.

Na madrugada de quinta-feira (23) uma bolsa de ar frio irá posicionar-se em altitude sobre o território de Portugal continental e partes de Espanha. O céu ficará encoberto nalguns pontos do interior das Regiões Norte e Centro, estando soalheiro ou pouco nublado na vertente atlântica.

Efeitos previstos entre quinta e sábado

Durante os dias de quinta (23), sexta (24) e sábado (25), esta bolsa de ar frio com ar polar marítimo contido na sua circulação poderá deixar vários efeitos no nosso país, tais como: chuva e/ou aguaceiros fracos, mas que poderão por vezes ser localmente fortes ou persistentes, em qualquer ponto do país. 

A cota de neve irá situar-se abaixo dos 1000 metros no Sistema Central (Serra da Estrela) e possivelmente em serras do Norte do país. Tudo dependerá, naturalmente, da posição final que a bolsa de ar frio assumir.

Mesmo assim, uma grande parte da neve, da precipitação e nebulosidade deverá ficar retida em Espanha devido ao papel jogado pela orografia presente nas Comunidades da Galiza, Cantábria e Castela e Leão. Na Madeira haverá aguaceiros.

O país registará um volte-face meteorológico tremendo: da “primavera antecipada” ao duro inverno numa questão de dias. 
 
 A partir de quarta-feira (22) a descida da temperatura será generalizada. Poderá nevar abaixo dos mil metros de altitude a partir de quinta-feira (23), tanto nas Serras do Norte como no Sistema Central (Serra da Estrela).

A temperatura descerá, em geral, em toda a geografia continental, quer quanto à máxima, quer quanto à mínima, com ambiente de pleno inverno no interior e na generalidade do Norte e Centro do país

Haverá mais geadas, potencialmente mais intensas em áreas elevadas e montanhosas.

O bloqueio em ómega poderá acompanhar-nos até à próxima semana

O bloqueio em ómega, com as altas pressões centradas em redor das Ilhas Britânicas e da Escandinávia poderá manter-se ao longo de boa parte da semana vindoura, estimulando descolamentos e baixas pressões que poderão aproximar-se mais facilmente da nossa latitude.

Não será de descartar também a possibilidade de mais baixas pressões se aproximarem de Portugal provenientes do Atlântico, apesar do grau elevado de incerteza neste cenário. Fevereiro, um mês meteorologicamente muito variável, bem merece a sua fama!