Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

19.4.20

OUTRAS MANEIRAS DE VER

TEMAS PORTUGUESES




Autor. José Hermano Saraiva

A Revolução de Fernão Lopes
«No manuscrito do Porto indica-se a data em que a redacção foi iniciada a 1 de Julho de 1419, passado portanto cerca de um ano sobre a data em que Fernão Lopes foi nomeado guarda das escrituras do arquivo, entre essas escrituras estavam muitos dos elementos que serviram de fontes às crónicas.

 E em ambos os manuscritos se pode ler uma informação curiosa: ao referir-se à regra dos frades de Alcobaça, o autor diz que ela estava em vigor desde o tempo de Afonso Henriques até ao momento em que a obra estava a ser escrita, ao momento em que nós o Infante fizemos esta crónica.
E portanto um Infante que figura como autor, não obviamente no sentido que a expressão hoje assume, mas no de pessoa por cujo mandado a crónica era elaborada
.
Quem era o Infante? Provavelmente Duarte, que nessa altura já partilhava os encargos do governo com o monarca. Mas não deixa de impressionar que Duarte, memoralista minucioso que no Leal Conselheiro nos dá conta dos seus trabalhos e das suas predilecções intelectuais, não faça a menor referência à Crónica que teria mandado fazer.
Nem o Leal Conselheiro, nem a Ensinança de Bem Cavalgar, nem os textos reunidos no chamado Livro dos Conselhos, nem a correspondência conhecida indicam que o rei Duarte tivesse tido algum interesse pela história.
 Escreveu, como se sabe, as minutas para os sermões de exéquias de Nun'Álvares Pereira e de João I, e em ambos esses textos se desinteressa do aspecto histórico, para acentuar apenas as virtudes morais.
 Quanto aos feitos do Condestável, resume-os na frase de que foi muitas vezes vencedor e nunca vencido; em relação a João I, proíbe mesmo que se fale, clara ou veladamente, nem por claro nem por figura, na guerra da independência, para não magoar os castelhanos que possam estar presentes, e à rainha, que era aragonesa!
Por outro lado acontece que, embora o monarca Duarte tivesse sido escritor de verdadeiro mérito, não era ele, mas a seu irmão infante Pedro que os seus contemporâneos atribuíam a qualidade de homem de letras.
 Um dos fundamentos de que foi Duarte I quem mandou escrever a Crónica de 1419 está na informação dada por Zurara de que Duarte, em sendo infante, incumbiu Fernão Lopes de apanhar os avisamentos que pertenciam a todos aqueles feitos e os juntar e ordenar segundo pertencia à grandeza deles.
Essa ordem teria de se referir à tarefa de 1419,visto que o alvará de 1434 foi já assinado por Duarte em sendo rei. Mas os feitos a que a frase se refere são os do interregno e da primeira parte do reinado de João I. Isto é, são precisamente aqueles que  são especificados no alvará de 1434. E existe outro motivo para levar a pensar que em 1419.
Fernão Lopes não recebeu a ordem de redigir a cronica do reinado de D. João I: a queixa que o próprio cronista faz de não ter podido escrever os feitos de Nun’Álvares enquanto ele foi vivo:
  • certamente a nós fora singular prazer se em sua história pudéramos seguir a ordenança dos que ditam as cousas em vida daqueles a que acontecem (...); mas ora, depois de seu passamento, mortos os mais dos que lhe foram companheiros, já de seus bons feitos mais gastar não podemos se não as escassas relíquias deles.
Ora o Condestável morreu em 1422, e a queixa mal se compreenderia se em 1419 Fernão Lopes tivesse sido incumbido de escrever a crónica do período da guerra, visto que este incluía necessariamente o relato dos feitos de Nun’Álvares».
 In José Hermano Saraiva, Outras Maneiras de Ver, Temas Portugueses, Círculo de Leitores, 1981.*
*Cortesia de C. Leitores
1ª Edição. 1979

Biblioteca Particular
 ( 111 )

DITOS PORTUGUESES

DIGNOS DE MEMÓRIA - HISTÓRIA ÍNTIMA DO SÉCULO XVI





Autor. Desconhecido

Anotações e comentários.
José Hermano Saraiva







Cruel depoimento da sociedade do século XVI, esta compilação de ditos alheios retrata com mordacidade a sociedade em que o autor viveu, revelando os aspectos mais secretos e, por vezes, escandalosos das vivências quotidianas

. Vem à superfície o Portugal íntimo e profundo, das situações comezinhas, das mesquinharias, da inveja, num tomo irreverente que acusa uma velada preocupação com a situação que se vivia.

Numa linguagem desbragada e eivada de sarcasmo, denuncia-se um país fendido pela intolerância e pela cupidez, onde se assiste ao naufragar das estruturas morais e ao esboroar das estruturas económicas.

 Como escreveu José Hermano Saraiva.
 «é a paciente e dolorosa análise do quadro sombrio que Camões definiu numa síntese célebre: a Pátria metida no gosto da cobiça e na rudeza de uma austera, apagada e vil tristeza».
3ª edição. Ano de 1997
Nº de páginas. 530

Biblioteca Particular
( 110 )

O BAIXO MONDEGO

NOS FINAIS DA IDADE MÉDIA


( Estudo da História Rural )

Autor. Maria Helena da Cruz Coelho

Faculdade de Letras- Coimbra
1ª Edição-1983
Nº de páginas: 727






Biblioteca Particular
( 109 )

UM POETA EM PAÇO DE ARCOS


Autor. RodriguesVaz

1ª Edição 1997





Biblioteca
 Ref: nº  ( 108 )