Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

16.8.20

PENHA LONGA E O SEU PENEDO DOS OVOS

HOTEL DA PENHA LONGA EDIFICADO SOBRE O CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE  ( Foto de J.P.L. Ano de 2011 )
No lugar da Ribeira de Penha Longa nas faldas da Serra de Sintra, para a parte de sul, está situado o convento de Nossa Senhora da Saúde, primeira fundação que tiveram os monges de S. Jerónimo, no então Reino de Portugal.

PENEDO DOS OVOS ( Foto de J.P.L. )
Está fora de dúvida que o convento da Penha Longa foi concluído em 1400, sob os auspícios d'El-Rei D. Manuel, certamente porque as esmolas que o seu fundador alcançou, não chegaram para o concluir.
 É tradição que, tendo sido pedida a D. João I uma esmola, com destino àquela fundação, este Rei mandara 1$600 reis, escoltados por uma companhia de alabardeiros, para os salteadores a não roubarem no caminho.

 Perto deste mosteiro ( hoje desaparecido )está num elevado monte , com um penedo que serve de base a uma cruz, este penedo é vulgarmente conhecido por "  Penedo dos Ovos " , nome a que anda ligada uma curiosa lenda.

 Tem também o nome de " Pedra Longa " ou " Pera Longa " por causa da sua estranha configuração muito semelhante a uma pera.

 Há que afirme ter tido origem no nome deste penedo a denominação de Pera Longa, que antigamente tinha Penha Longa. 
Autrora dizem ter servido este mesmo penedo de baliza aos navegantes dado se avistar de alto mar, o que hoje estranhamos por estar a zona densamente arborizada.

  " A aquele penedo elevado a prumo, caprichosamente, pela natureza, ou produzido pelas convulsões vulcanicas do terreno, em tempos ignotos, anda ligada a seguinte interessante lenda:

  Era voz constante que debaixo dele havia escondido um tesouro, - tesouro encantado - que só pertenceria a quem fosse capaz de o derrubar, atirando-lhe com ovos.

  Era uma espécie de esfinge, que difícil seria adivinhar.

HOJE O TESOURO É OUTRO E ESTÁ À VISTA ( Foto de J.P.L. )


 Ora,  sucedeu que a uma velha daquelas imediações se lhe meteu na cabeça conquistar o apetecido tesouro. Nesse propósito dispôs-se a boa velhinha a juntar tantos ovos quanto pudesse, e quando já estava senhora de uma boa provisão, deu princípio à sua ingénua tarefa.



Ao longe, envolto na paisagem que alguns tentam subtrair aos vindouros conforme fizeram já com a minha geração . 
  Carregou, pouco a pouco todos os ovos para as imediações do penedo e meteu mãos á obra. Um a um, dois a dois, e com quanta força dispunha, ia arremessando os ovos contra o penedo; quando nenhum já lhe restava, - cruel decepção ! - o penedo continuou erecto e firme, lavado em ovos!
  E foi assim que, em vez de cair por terra o penedo, pondo a descoberto o maravilhoso tesouro, cairam por terra desfeitos todos os sonhos, e todas as esperanças da pobre velha !


  E ainda hoje, o povo sempre propenso ao maravilhoso, julga ver nos musgos amarelados que cobrem o penedo, as gemas dos ovos que a velha contra ele arremessou. " ** 

**  Cintra Pinturesca . 
     António A. R. da Cunha.                   


     Lisboa. 1905 


hoje é impossível visitar livremente o Penedo dos Ovos ou os arredores, por o espaço estar condicionado. Foram por ali construidas várias moradias ao seu redor, um hotel, um campo de golfe e dois condomínios estes últimos que, pela localização tornaram aberrante a paisagem envolvente. Creio que os   "responsáveis" ainda sonham urbanizar toda a Serra de Sintra e não o podendo fazer, quiçá, proibir a todos os demais usufruir desses espaços. O futuro nos dirá. * 


 Estas fotos e este texto foram editados inicialmente aqui no blog em Agosto de 2011.