Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

26.3.13

ESCÓCIA E O MARTELO PRÉ - HISTÓRICO DE KINGOODIE

Fóssil de martelo com 400 Milhões de anos ? !

MARTELO DE KINGOODIE

Enigmático no mínimo tudo o que se poderá pensar acerca deste objecto. 

Quem o utilizaria há mais de 240 milhões de anos ?

 Afinal a fazer fé no que por aí se escreve acerca de tão absorvente assunto o martelo em causa nem é contemporâneo dos dinossauros pois, estes, nem sequer existiam.

O instrumento descoberto em MyInfield na Escócia pelo físico David Brewster em 1844 ficou conhecido por " Martelo de Kingoodie ".


ESCÓCIA
A ciência moderna não se refere ao assunto com clareza, o que leva a todo o tipo de conjecturas e especulações.

Kingoodie Quary em Kingoodie era um local já conhecido em 1844 entre a comunidade paleontológica por ali se encontrarem vestígios fossilizados.

 Foi numa dessas buscas a tais " livros do passado " que Sir David Brewster encontrou uma rocha de arenito com algo estranho incrustado.

O estranho achado, na sua aparência um martelo pré- histórico, logo lhe despertou o desejo de compartilhar com a comunidade cientifica tal raridade. 

Teria ( e tem ) cerca de 12,5 cm .

Levou a rocha com o seu conteúdo para a British Association.

Análises daqui e dacolá e lá se chegou a um consenso quanto à origem pré-histórica da pedra e do conteúdo ( ??? ).

 Esquecida ( !!??? ) da ciência ficou a mesma até  que, em 1985, o Dr: A.W. Medd do centro Britânico de Pesquisas Geológicas voltou a interessar-se pelo estranho caso.

Novas e rigorosas análises vieram a revelar um resultado mais que inesperado
.
O bloco de arenito no qual o martelo está incrustado foi datado de um período entre 360 a 408 milhões de anos atrás!

Incrível se considerar-mos que data de antes dos dinossauros que surgiram no Triássico.
Quem fez o martelo ?

Segundo é oficialmente reconhecido apenas insectos, plantas e animais aquáticos povoavam o Planeta nesses tempos ancestrais.

Estou em crer que o silêncio em redor deste caso é muito conveniente.

Seria e será muito difícil explicar história e religião caso se prove a presença de seres inteligentes em períodos tão recuados do Mundo.

Mais a mais não estou a ver tão iminente cientista por em causa a sua reputação caso não acreditasse no que permitiu divulgar!


David Brewster

Biografia

 

Estudou teologia na Universidade de Edimburgo, mas lá se voltou para a ciência. As suas principais experiências eram sobre a teoria da luz, algumas propriedades da luz e as suas aplicações. Adaptou e melhorou instrumentos técnicos existentes para usar em suas pesquisas, desenvolvendo novas ferramentas.

Os seus estudos conduziram à descoberta do princípio do caleidoscópio em 1816.

 Embora elaborado como uma ferramenta científica, a descoberta foi vendida rapidamente como um brinquedo.

Criou também o estereoscópio, instrumento para produzir uma imagem tridimensional através de uma imagem bidimensional, consequência da sua dedicação ao estudo avançado da fotografia.

Brewster realizou trabalhos importantes em piroeletricidade, sendo que o termo "piroeletricidade" pode ser atribuído a ele, tendo também estabelecido uma grande lista de cristais termoelétricos.


https://clovismoliveira.files.wordpress.com/2014/02/adb81-omartelodekingoodie.png?w=627
  1. Artefato de Kingoodie

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
     
    O artefato de Kingoodie é um objeto com características de um prego de ferro enferrujado encontrado em um bloco de arenito em 1844. O objeto foi localizado em um hamlet chamado Kingoodie na Escócia.

    Descoberta

    O físico David Brewster (inventor do caleidoscópio) informou a Associação Britânica que o artefato foi encontrado quando um bloco bruto de pedra que estava sendo preparado para mineração.

     A haste foi descoberta quando a argila foi clareada sobre a pedra. Com cerca de meia polegada (12,7 mm) da peça se projetando para fora, e o restante da haste encontra-se dentro da pedra. Não se sabe a partir de qual parte da pedreira esta peça veio, ela foi tratada pelo menos quatro ou cinco vezes desde que foi encontrada na pedreira.[1]
     
    Há, no entanto, poucas referências a esse objeto, e os mistérios que cercam sua descoberta eram típicos para o século XIX. 

    Mas tais mistérios foram resolvidos pelo século XX.[2]
     
    Algumas investigações apontam que o prego tenha sido inserido na pedra através de um furo. Se 25 mm foram, na verdade, embutido na pedra, não se sabemos em que proporção ele tinha fora dela. Outro maior problema para análises, é que não é possível encontrar qualquer fotografias dele: o seu estado real não está resolvido, mas cai em um padrão bem documentado de relatórios científicos em meados do século XIX. 

    Artefatos de metal feitos de ferro são oxidados em contato com o ar, mesmo enterrado em um curto período de tempo.

     Os artefatos metálicos encontrados em escavações não mantém o seu aspecto original, normalmente, na maioria dos casos, eles são cobertos com uma camada de ferrugem vermelha, que deixa manchas na terra que o rodeia. 

     Uma das principais questões é, como ele NÃO continua a mostrar sinais de oxidação mesmo depois de 400 milhões de anos.

    Referências


  2. Brewster, Sir David (1845). «Queries and Statements concerning a Nail found imbedded in a Block of Sandstone obtained from Kingoodie (Mylnfield) Quarry, North Britain». London: John Murray. Report of the Fourteenth Meeting of the British Association for the Advancement of Science. 51 páginas. Consultado em 3 de fevereiro de 2008

  3. Keith Fitzpatrick-Matthews and James Doeser (19 de agosto de 2007). «A nail in Devonian sandstone from Kingoodie, Scotland». Bad Archaeology