Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

28.10.20

FOTOGRAFIAS

 A FOTOGRAFIA constitui a essência de toda acultura visual dos últimos dois séculos e um dos mais relevantes instrumentos de criação artística, construção de conhecimento  e de memória colectiva. 

 Portugal tem um singular e muito vasto património fotográfico, na sua maioria ainda desconhecido. A defesa e valorização do património fotográfico foi e é, em muitos países, há decadas, um dos eixox fundamentais de actuação das políticas culturais. Actualmente, o maior arquivo de colecções fotográficas históricas nacionais está dividido entre o Arquivo Nacional Torre do Tombo e o Centro Português de Fotografia, ambos dependentes da Direcção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, não existindo nenhuma componente museológica e de investigação sistemática agregada à gestão deste fulcral acervo.

UM DIA DE OUTONO ( Foto de J.P.L. )