Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

6.8.20

MÁRIO CLAREL UM SENHOR DE CASCAIS

Tenho pensado várias vezes ao longo dos anos neste Senhor.
Conheci-o era eu criança quando, aos sábados, na escola primária a velha escola camarária ele nos mandava formar no exterior sob a cúpula do telheiro, ao lado do pátio do recreio e, em ordem unida, todos cantava-mos saudosas melodias debaixo da sua batuta.

Tempos depois com meu Pai fui várias vezes ao seu escritório ali no edifício hoje da Junta de Freguesia  para o Sr: Mário Clarel tratar de uns papéis " respeitantes a assuntos de meu Pai. 

Parece que estou a ver o Amigo Mário...de estatura física baixa, com um rosto onde sobressaía um apêndice nasal algo dilatado que eu criança admirava, bem como os seus dedos muito marcados pela inconfundível coloração adquirida pelos grandes fumadores de cigarros.

 Sempre muito bem vestido com o seu casaco e gravata e, no Inverno, uma invariável gabardina. " 

Entra ... entra...então que te trás por cá Jorge ? " Disparava" para meu Pai. E tu Zé... já sabes quem foi o primeiro Rei de Portugal ?  Frase esta que sabendo eu  ele iria proferir obrigava-me a uma preparação  prévia afim de responder, em bicos de pés, demonstrando ante dois vultos que muito admirava a minha enorme cultura.

Trabalhava o Sr: Clarel num escritório modesto ao cimo de umas escadas de madeira sempre rodeado de um aroma a tabaco e de um cinzeiro que eu estranhava nunca se encher, talvez por ele o despejar constantemente.

Várias vezes o encontrei na Vila sempre simpático e prestativo, senhor de uma simpatia natural. Fez parte de um Cascais da minha adolescência que muito me apraz registar.


A RUA ( Foto de J.P.L.Abril de 2012 )




 "   Mário Bento Bernardes ( Clarel ) ( 1907 - 1987 )

   Natural de Carcavelos começou desde muito novo, a aprender música na Associação Humanitária Recreativa Cascaense, hoje Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cascais, mas pouco tempo depois, passou para a Sociedade Musical de Cascais e ali se conservou toda a sua vida, compôs centenas de obras musicais e teatrais e ensaiou tantas outras de sua autoria.

 Foi o criador e dirigiu  as afamadas orquestras ligeiras, entre elas a " Musical Orquestra Jazz " e a " Orquestra Baía " que levou o nome de Cascais ao país inteiro. Grande amigo de toda a gente, faleceu no dia 27 de Maio de 1987. "  * 1

* 1 - Extraído do livro:
                                           "   OS NOSSOS ARRUAMENTOS "
               Autores:         Manuel Eugénio F. Silva e
                                    José Ricardo C. Fialho
                
                   Editado em Cascais no ano 2009

* Recuperei esta edição, de uma primeira aqui no blogue, em 14 -04 -2012 .