Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

14.6.23

Incêndios no Canadá e Efeitos em Portugal

 

Incêndios no Canadá e Efeitos em Portugal

2023-06-14

Os incêndios florestais que há semanas assolam o Canadá, têm emitido para atmosfera quantidades significativas de gases e partículas que são transportados e dispersos pelos ventos.

Uma circulação ciclónica, associada a uma depressão centrada a noroeste dos Açores, terá promovido o transporte a larga escala destes poluentes, principalmente monóxido de carbono, ao longo do Atlântico Norte, tendo chegado a região dos Açores na passada terça-feira, 13 de junho (fig.1). Contudo, as concentrações destes poluentes são inferiores aos limites legais estabelecidos e, por isso, não deverão representar qualquer ameaça para a saúde humana.






No passado dia 8 de junho, o Instituto Norueguês de Investigação Ambiental e do Clima (NILU) confirmou a presença de partículas com origem nestes incêndios em amostras de ar recolhidas no anterior dia 7 de junho, no Observatório de Birkenes, a Sul da Noruega.

Estes poluentes continuarão a ser transportados pela referida circulação (fig.2), devendo chegar ao território da Península Ibérica a partir do próximo dia 18 de junho (fig.3), mas em concentrações menores que nos Açores.


O IPMA continuará a acompanhar esta situação e caso se justifique atualizará a informação.