Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

11.4.11

A UM AMIGO DA ADOLESCÊNCIA

   As grandes Amizades não constituem, de modo algum, uma fantasia: não são criações da literatura. Os Amigos leais e dedicados, existiram em todos os tempos, quer entre os gentios, quer entre os cristãos.
   O tempo, com o seu poder destruidor e corrosivo, não conseguio obliterar a recordação dessas Amizades extraordinárias.Os séculos rolam impassiveis, mas as memórias dos grandes Amigos,mais até que irmãos, não morreu, nem morrerá na lembrança dos homens.
   A Humanidade tem de compreender e sentir que nem tudo, neste mundo, é miséria. Uma hora de Amizade nobre e imaculada, compensam o homem de todas as suas decepcões, amarguras e sofrimentos.
   Todas as almas generosas compreendem, por si, o poder e o valor da Amizade. Por isso, recordam, embevecidas, essas espantosas lições de beleza moral.
   Há pessoas que antipatizam com a História, alegando que ela só nos revela a miséria e a podridão da Humanidade: crimes, traições, guerras, morticínios...Mas os que falam assim não dizem a verdade inteira.Nem tudo é miséria na vida milenar da pobre Humanidade.Por entre a tragédia da política e das guerras, das revoluções e das infâmias, da diplomacia e do crime, surgem clarões formosíssimos, cuja luz, imaculada e bela, deslumbra e comove, porque mostra que o homem e a mulher podem albergar sentimentos nobres no seu coração,atravéz do Amor ou da Amizade.
   A História recorda muitos exemplos; mas quantos se terão perdido na noite dos tempos! Quantos Amores, quantas Amizades grandes e belas, terão vivido em almas simples e boas, sem que deles façam menção as crónicas, as biografias, em suma: os livros. 
   Os portugueses  ( quando são Amigos de verdade ) sabem ser Amigos do seu Amigo.

 " São tão raros os bons amigos, que, quando a fortuna me depara algum, que realmente o seja, sinto que alguma coisa de comum me prende a êle;e esse laço misterioso envolve e trava  tão ìntimamente as duas existências, que, ao apagar-se uma, a outra bruxoleia, como agitada por um vento de morte "( 1 )

 " Nunca lhe devi favores, e nunca mos deveu; que o desinteresse é pedra de toque para os 
   afectos imperecíveis; mas nos lances amargurados, como nas efémeras alegrias da vida, os nossos braços travavam-se, os nossos risos fundiam-se num riso, as nossas mágoas fundiam-se numa só mágoa " ( 2 )


( 1 ) e ( 2 ) - Cândido de Figueiredo, Figuras Literárias.

 

  Resolvi escrever estas palavras apenas porque um bom amigo de sempre me telefonou, de longe, só pelo prazer de conversarmos um pouco.

 Realmente senti que as amizades que perduram são as que trazemos de infância.

Que alegria também senti ao ouvi-lo. Um Abraço. 

Nota. A pessoa aqui mencionada hoje ( Ano de 2020 )  já não se encontra entre nós. R.I.P. 

SEMPRE... ( Foto de J.P.L. Ano de 2011 )