Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

14.3.20

A PANDEMIA




Algo grande está prestes a acontecer com a humanidade; muito maior do que apenas uma gripe.

A OMS acabou de declarar uma pandemia do coronavírus, o que significa que muitos de nós poderíamos ser infectados. A maioria ficará bem, mas este vírus pode ser a diferença entre a vida e a morte para os mais vulneráveis. Todos nós amamos alguém que poderia ser infectado.

Nossa missão agora é nos mobilizar para DIMINUIR a velocidade com que o vírus se espalha, pois quanto mais lenta for a transmissão, mais chances nossos hospitais terão para lidar com a pandemia e mais vidas serão salvas.

Com o possível isolamento de muitos países, como aconteceu com a China e Itália, a humanidade vai encarar um desafio gigantesco. Isso pode aprofundar nossos medos e nos afastar uns dos outros, ou nos unir em torno da compaixão e de um propósito comum.


Informações sanitárias oficiais internacionais e nacionais:

Organização Internacional da Saúde (OMS) (em inglês)
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019

Brasil
https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:folha-informativa-novo-coronavirus-2019-ncov&Itemid=875

Portugal
https://www.dgs.pt/corona-virus

EUA (em inglês)
https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/about/index.html

Reino Unido (em inglês)
https://www.nhs.uk/conditions/coronavirus-covid-19/?fbclid=IwAR3ogWyopEkmXMk4VNRENMJadH6npcyDWSTmeX6HLx_fgZieDtIdyNPft7A

Austrália (em inglês)
https://health.govcms.gov.au/health-topics/novel-coronavirus-2019-ncov

Canadá (em inglês)
https://www.canada.ca/en/public-health/services/diseases/2019-novel-coronavirus-infection/symptoms.html
O COMPROMISSO CIDADÃO

Nós nos comprometemos a ajudar a unir a humanidade em um propósito comum: diminuir a propagação deste vírus para permitir que os hospitais tenham tempo de se preparar e desenvolver uma vacina. Nos esforçaremos para garantir que esta crise traga o que há de melhor em nós. Para que cada um faça sua parte, nos comprometemos a:

🏠PARAR O VÍRUS -- lavando as mãos regularmente, evitando contato próximo desnecessário com outras pessoas, ficando em casa quando não nos sentirmos bem e procurando atenção médica rapidamente.

👵 PROTEGER OS VULNERÁVEIS - oferecendo amor e assistência aos que mais precisam e apoiando as políticas e orientações públicas para mantê-los seguros.

💬ESPALHAR CONHECIMENTO - compartilhando informações de fontes confiáveis e factuais com amigos e familiares, e combatendo as vozes que promovem o medo e ódio com amor e empatia pelo outro.