Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

12.12.23

Consulta Pública Ria Formosa

 

Consulta Pública Ria Formosa

2023-12-12 (IPMA)

O IPMA informa que se encontra em consulta pública, até 10 de janeiro de 2024, a proposta de Plano de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa, no Algarve.

O modelo de cogestão representa uma importante dimensão da gestão de proximidade das áreas protegidas, com expressa intervenção dos municípios e dos representantes das entidades relevantes para a promoção do desenvolvimento sustentável e da valorização dos espaços naturais classificados que integram o seu território.

A Ria Formosa é a maior zona húmida do sul de Portugal e uma das áreas do país mais ricas em biodiversidade. O Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) está situado no sotavento algarvio, assente na importante zona lagunar aí existente. O PNRF cobre uma superfície de cerca de 18.000 ha, incluindo a área submersa abrangendo os concelhos de Faro, Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. A Reserva Natural da Ria Formosa foi constituída em 1978, tendo sido reclassificada como Parque Natural em 1987.

Os contributos devem ser enviados para o e-mail geral@amal.pt, com a indicação "Consulta Pública Cogestão PNRF" ou por via postal para Gabinete de Apoio ao Presidente, Câmara Municipal de Faro, Largo da Sé, 8004-001 FARO.

O IPMA integra a comissão de Cogestão através de técnicos da Divisão de Aquacultura, Valorização e Bioprospeção (DivAV).