Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

12.4.20

ÁRVORES MONUMENTAIS DE PORTUGAL



Autor: Ernesto Goes ( Engenheiro Silvicultor )

 Da autoria de Ernesto Goes e publicado pela Portucel em 1984, esta obra, já rara, indica a localização precisa de várias centenas de árvores monumentais (classificadas ou não) do território continental, com informações acerca do seu porte e morfologia.

Abrange 82 espécies dentro de 46 géneros, e alguns dos exemplares referidos já não existem ou estão completamente decrépitos.

 Tem sido ao longo dos anos um guia precioso e insubstituível (já nem uso o original para não o estragar mais) que me acompanha sempre que o meu périplo excede uma vintena de quilómetros.

Recomendo-o vivamente. O ideal seria uma nova edição, claro. Até porque a publicação da Direcção Geral das Florestas, já anteriormente mencionada, diz respeito apenas às árvores isoladas e maciços arbóreos classificados de interesse público, enquanto que no livro do Engenheiro Ernesto Goes estão incluídas essas e muitíssimas outras mais de porte excepcional.*

*Blog  " Dias com Árvores " 


Biblioteca Particular
( 79 )

A ARTE DO BONSAI




Autor: Peter Adams

2ª Edição: 1997

Sinopse
 
Técnica japonesas que remonta ao século XII, o Bonsai é a arte de fazer uma árvore de floresta crescer num vaso.
 De grande valor estético e comercial, o Bonsai exige os conhecimentos técnicos que este manual agora apresenta de forma clara e sucinta
. Os principais estilos e como os desenvolver;
 o material necessário; o processo básico de poda e crescimento;
 indicações específicas para cada Bonsai - são os temas mais importantes, ilustrados com elucidativos desenhos e fotografias.
 
 
Biblioteca Particular
  ( 78 )

SALAZAR. A PROPAGANDA ( Volume II )




A Propaganda

1934- 1935 - 1936 - 1937 - 1938

Autora: Helena Matos

1ª Edição. Ano 2004

Nota. Volume 2

Sinopse
A segunda parte desta biografia de Salazar começa em 1934, com a entrada em cena do Secretariado da Propaganda Nacional (SPN).

 É a vez dos grandes cortejos de rua, dos livros, da rádio, dos cartazes, do cinema... até que em 1938 se anuncia a Exposição do Mundo Português.

 O SPN deu à imagem que temos de Salazar o fundo indispensável de multidão e reforçou o discurso do homem providencial.

 Em simultâneo, constrói em livros, artigos e fotografias uma imagem múltipla de Salazar em retratos sempre incompletos, pois a sua função é alimentar a curiosidade sobre a pessoa do ditador e não dar a conhecê-lo...
 
 
Biblioteca Particular 
 ( 77 )

SALAZAR -SÓ A CADEIRA O DERRUBOU


No Poder de 1926 a 1968 SALAZAR
Só a Cadeira o Derrubou 

Autor. Manuel Catarino

1ª Edição. 2018


No dia em que Salazar caiu

A 3 de Agosto de 1968, Salazar, que estava instalado no Forte de Santo António do Estoril para um curto período de descanso mais a sua fiel governanta, Maria de Jesus Caetano Freire, levantou-se cedo – já o calista, Augusto Hilário, o aguardava.
 




Ninguém lhe disse que já não era chefe de Governo. A farsa durou 20 meses.
Doutor Salazar. FotoD.R.
Ninguém lhe disse que já não era chefe de Governo. A farsa durou 20 meses. 

O presidente do Conselho olha a barra do Tejo e deixa-se cair sobre uma velha espreguiçadeira de lona que se partiu aos bocados.
 Salazar bate com a cabeça no chão. O calista, obrigado a jurar que nem uma palavra diria sobre o acidente, ajuda-o a levantar-se e a sentar-se noutra cadeira
Salazar era visto pelo seu médico assistente, professor Eduardo Coelho, de duas em duas semanas.
 A próxima visita seria daí a dois dias. 
Só então o chefe do Governo, ainda no forte, lhe contou que tinha batido com a cabeça no chão
.
 O médico não adivinhou nada de bom. Salazar, de 79 anos, não tinha uma saúde de ferro.

O professor Eduardo Coelho terminou a consulta preocupado. E deixou ao chefe do Governo um sério aviso: mandasse chamá-lo ao mínimo sintoma.
Salazar volta ao trabalho. 
Queixa-se de dores de cabeça e arrasta ligeiramente a perna direita. Ainda assim, não manda avisar o médico e mergulha obstinado numa complexa remodelação do Governo.

O Governo reúne-se pela primeira vez em 3 de Setembro. Salazar está pior. Não fala, limita-se a ouvir. Está pálido e curvado. Os ministros abandonam a reunião convencidos de que ele está muito doente.
Apenas em 5 de Setembro, o presidente do Conselho resolve chamar o médico.
 Eduardo Coelho percebe imediatamente que o traumatismo craniano tinha provocado um hematoma.
Salazar teria de ser operado, o mais tardar, no dia seguinte.
 O médico pede ao filho Eduardo Macieira Coelho, também ele médico, para procurar o neurocirurgião Moradas Ferreira. “Veja lá se é alguém da Situação” – avisa a fiel governanta do velho ditador, Maria de Jesus.

Moradas Ferreira está incontactável, de férias na Madeira. É chamado outro cirurgião: Álvaro Athayde, director dos serviços de neurocirurgia dos Hospitais Civis de Lisboa, que observa Salazar, em 6 de Setembro, e decide interná-lo.
Ainda nessa noite, Salazar é submetido a exames nos hospitais de São José e dos Capuchos.
 Está cada vez pior: não consegue responder às mais simples perguntas e nem se recorda em que Universidade se formou. Os médicos decidem operá-lo imediatamente. O sexto piso do Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, é evacuado. O presidente do Conselho, às 23h00, dá entrada no quarto 68.
A operação, conduzida por dois neurocirurgiões, Vasconcelos Marques e Álvaro Athayde, terminou com êxito ao nascer do sol. Nos dias seguintes, o presidente do Conselho passeia pelo quarto e conversa. Ganha vida.

Mas, a 16 de Setembro, sofre um profundo acidente vascular do lado direito do crânio.
 Fora operado do lado esquerdo para trepanação do hematoma. 
 Entra em coma profundo. Os médicos perdem esperança. A morte é esperada a todo o momento. 

Manuel Nazaré, médico e amigo pessoal de Salazar, ficou convencido de que o rebentamento da artéria cerebral se deveu aos copinhos de vinho do Porto e de Aveleda que o presidente do Conselho tanto apreciava e a governanta lhe deu às escondidas nos dias que se seguiram à operação.
 Os médicos, agora, não têm a mais pequena dúvida: mesmo que sobreviva à trombose, Salazar ficará inválido.

Américo Tomás, convoca o Conselho de Estado para o dia 17. Os conselheiros estão divididos quanto ao sucessor.
 De todos candidatos, Marcelo Caetano, catedrático de prestígio, é o mais ambicioso e o que tem mais experiência política.
 Américo Tomás convida-o, na noite de 26 de Setembro, para formar Governo. Dá-lhe posse no dia seguinte.
Salazar sobrevive à trombose, mas fica muito debilitado.
 Abandonou o Hospital da Cruz Vermelha e regressou à residência oficial de São Bento.
 Ninguém lhe disse que estava reformado e já não era chefe do Governo.
 Continuou a viver na residência oficial e recebia antigos ministros, que faziam de conta que ainda mandava. 
A farsa durou 20 meses. Terminou com a morte, na manhã de 27 de Julho de 1970. Tinha 81 anos.

OS ANOS DO SALAZARISMO

1889 - 28 Abril – Nasce António de Oliveira Salazar, no lugar de Vimieiro, em Santa Comba Dão. Reina em Portugal D. Luís I.

1917 - Inicia a carreira de professor de Economia e Finanças em Coimbra. Portugal participa na I Guerra Mundial. Surgem as aparições de Fátima.

1926 - 28 Maio – Um golpe militar derruba o regime. Salazar é ministro das Finanças do primeiro Governo da ditadura, chefiado por Mendes Cabeçadas
.
1932 - É nomeado presidente do Conselho de Ministros. Cinco anos mais tarde, Salazar é alvo de um atentado à bomba, mas sai ileso.

1945 - Fim da II Guerra Mundial. Salazar decreta luto nacional pela morte de Hitler ao mesmo tempo que manifesta satisfação com a vitória dos Aliados.

1951 - Morte do presidente Carmona. Os monárquicos querem a restauração, mas Salazar lança o general Craveiro Lopes para a Presidência da Repúbllica.

1958 - Eleições presidenciais. Humberto Delgado faz campanha apoteótica. Questionado sobre o que fará a Salazar se ganhar, diz: “Obviamente, demito-o”.

1961 - Considerado como o ‘annus horribilis’ de Salazar. Desde o assalto ao paquete ‘Santa Maria’, a chacina de colonos em Angola, ao desvio do avião da TAP.

1968 - Manifestações de estudantes contra a guerra colonial. Mário Soares é deportado para S. Tomé, por dar informações sobre o escândalo do ‘Ballet Rose’.

1968 - 3 Agosto – Salazar cai da cadeira e bate com a cabeça. É operado a um hematoma. Dois anos depois, a 27 de Julho de 1970, morre em Lisboa. 
 
 
Biblioteca Particular
 ( 75)