Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

24.4.22

Museu do Mar e da Língua vai nascer no Forte de Salazar

 


 

Rente ao mar, o mesmo mar que viu partir as caravelas para “dar novos mundos ao mundo”, o Forte de Santo António da Barra, “de Salazar”, no Estoril, deverá, a médio prazo, vir a albergar o Museu do Mar e da Língua.

 Projeto do Professor Luís Reto, co-autor do Atlas da Língua Portuguesa, aquele que será o novo espaço museológico do concelho contemplará uma exposição permanente sobre a língua portuguesa como ativo global e um serviço educativo no espaço do forte. O projeto contará também com uma forte componente virtual, não se esgotando naquele espaço físico. A este nível será desenvolvido um portal com os principais indicadores sobre a língua portuguesa no Mundo. Serão também desenvolvidas exposições temporárias e atividades culturais relacionadas com a língua portuguesa tanto presenciais como à distância.

Todas as novidades serão reveladas no dia 25 de abril, durante a manhã, numa celebração que marca um importante virar de página: assinalam-se agora 48 anos sobre a Revolução dos Cravos e Portugal passa a viver mais tempo em democracia do que aqueles em que viveu sob o jugo da ditadura.

 Nada melhor para assinalar a data no concelho do que apresentar publicamente a há muito pensada nova vida do Forte de Santo António da Barra, no Estoril, a que muitos se habituaram a chamar “Forte de Salazar”. Um património que faz parte da história nacional e que, pela sua circunscrição geográfica, da história de Cascais

Cedência de utilização por 50 anos

O novo museu só é possível concretizar com a já prevista cedência de utilização do Forte de Santo António da Barra ao Município de Cascais por um período de 50 anos pela Direção Geral do Tesouro.

  Parte integrante da lista de Imóveis para Rentabilizar no Âmbito da Lei Orgânica n.º 3/2019, de 3 de setembro (in DR n.º 176, de 13 de setembro de 2019, parte C, p. 25) o imóvel ficará assim, ao serviço da cultura nacional, reforçando a oferta museológica do concelho de Cascais. Ganha, assim, corpo a ideia da Câmara Municipal quando, em 2019, chamou a si a salvaguarda do Forte travando a degradação, retirando toneladas de lixo e vegetação e levando a cabo uma operação de “lifting” para que o forte pudesse abrir ao público a 25.04.2019. 

Em três anos, Cascais assumiu sempre a gestão, segurança e manutenção possível deste património. 

 Agora, com a concessão mais dilatada no tempo, por 50 anos, vão ali ser desenvolvidas obras de fundo e implementado o Museu da Mar e da Língua, devolvendo ao forte a dignidade que merece e colocando-o ao serviço dos cidadãos.