Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

6.4.20

BOMBEIROS DE ALCABIDECHE

1927 -2015


Autores: Manuel Eugénio
               José Fialho

Nota: Obra de 202 páginas recheadas de história local.
          Algumas descrições de acontecimentos relevantes, ocorridos no Concelho de Cascais.
Fotografias a preto e branco e outras coloridas.

1ª Edição


A obra “Bombeiros de Alcabideche 1927-2015” foi apresentada esta semana e pretende retratar os 88 anos de história desta Associação e Corpo de Bombeiros.
Dos autores Manuel Eugénio e José Fialho, o trabalho reúne vários meses de exaustivas pesquisas recuperando diversos arquivos fotográficos e noticiosos, trazendo o máximo de veracidade à obra. Uma reunião de eventos, pessoas e histórias que há muito estavam por contar. 

“Demorei dois anos e meio. Andei de porta em porta a pedir elementos à população, além dos documentos da associação de bombeiros”, diz o escritor Manuel Eugénio, antigo funcionário da Câmara de Cascais.

“Já estamos a guardar mais história para fazer uma segunda edição”. Vai ajudar o munícipe a entender bem a instituição que os serve”, acrescenta o comandante dos Bombeiros Voluntários de alcabideche, José Palha Gomes.

Para o presidente da Câmara Carlos Carreiras, a obra tem um simbolismo especial. “Acima de tudo é um reconhecimento que devemos fazer aos nossos bombeiros e que foi escrito por dois grandes cidadãos de Cascais, o Manuel Eugénio e o nosso colega também de Câmara, José Fialho.

 Este livro é o nosso reconhecimento para uma instituição que está sempre presente quando nós precisamos. É a primeira a chegar num acidente, numa aflição, numa doença”, explica o autarca.

O livro foi apresentado por António Sala. “Tenho uma ligação muito afetiva aos bombeiros de Alcabideche. Já em iniciativas anteriores pediram a minha ajuda e eu estou sempre pronto”.

Biblioteca Particular
 ( 66 )

O PASSADO NUNCA PASSA



Catálogo da Colecção José Santos Fernandes

Coordenação. António Carvalho
                       Helena Xavier
                       João Miguel Henriques

1ª Edição. 2010

Nota. Obra de 429 páginas.
          Excelente arranjo gráfico.
          Riquíssima colecção de fotos.

 A Colecção José Santos Fernandes compõe-se maioritariamente de bilhetes-postais ilustrados do Concelho de Cascais.

Não obstante, comporta, também, outras peças impressas e manuscritas, como brochuras, programas, cartões, circulares e recibos, para além de provas em papel fotográfico e de reproduções de imagens, de menor qualidade, mas cujo original se desconhece.

Obra de grande qualidade e interesse histórico.



Biblioteca Particular
 ( 65 )

SANTINI




Textos:
             Joaquim Baraona
             Eduardo Santini Fuertes
             Clara Pavão Pereira
             João Pedro Cabral

 1ª Edição. 1999

Nota. Edição comemorativa dos cinquenta anos desta emblemática casa, presente  em Cascais


Biblioteca Particular
 ( 64 )

KENNEDY E SALAZAR

           O LEÃO E A RAPOSA


Os Americanos em Portugal - 1961


Autor. José Freire Antunes

1ª Edição. 1991

Nota: obra de 383 páginas.

Sinopse
1961 foi o ano mais difícil da história contemporânea das relações entre Portugal e os Estados Unidos.
Salazar, a caminho dos 73 anos, era como uma velha raposa, segura no seu covil, enfrentando as ameaças com inexcedível argúcia.

 Kennedy, aos 43 anos, chegara à Casa Branca como um jovem leão, majestático nas características de poder e carisma com que captou a imaginação universal.

José Freire Antunes tem a arte de nos conduzir minuciosamente pelos labirintos desconhecidos das relações entre os dois aliados na NATO e revela-nos os grandes segredos do dramático conflito entre as políticas de Kennedy e Salazar.

O resultado é uma obra profunda, uma investigação notável, uma escrita fascinante.*


*Wook
Biblioteca Particular
 ( 63 )