Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

1.6.11

COBRE MENINO ( II )

   Em frente a minha casa havia um pinhal bravo, descia uns metros e começava um pinhal manso. 

 Os pinheiros mansos eram velhos e enormes, que regalo era procurar pinhões para com uma pedra os partir e comer o miolo.

Um pouco mais a poente havia um terreno cheio de arbustos e ervas atravessado por um regato cujas águas eram sujas e dizíamos nós miúdos de 10,11 anos, virem dos tanques de lavar roupa, ou seja o lavadouro público bem longe dali no alto do Cobre.

 A seguir no meio do que é hoje um largo amplo, na Pampilheira, estava uma pedreira.

Quantas e quantas vezes eu não fiz o caminho de minha casa à escola em Cascais por atalhos que terminavam na estrada da Malveira onde hoje está a rotunda, junto ao bairro José Luís ou bairro Operário. 
Lembro-me de onde está a urbanização do J.Pimenta ser terreno deserto, apenas ali existir um marco geodésico e nada mais até ao bairro da Caixa. 
Do marco geodésico para S /O havia um depósito de água e uma casa de habitação cercada por altos muros.

Onde hoje está o bairro da Assunção recordo-me de junto á estrada da Malveira existir uma casa belíssima que no jardim tinha um lago e uma estatueta idêntica à que têm na Bélgica, em Bruxelas de um  -





- pequenote a urinar na Mann eken - Pis Fountain que dizem datar de 1619 .
Dizia-se ser esta casa mal assombrada e o que é facto é que a demoliram para no seu lugar construirem um edifício banal.
 A norte existia um outro depósito de água bem menor.
Deste até á rotunda que falei era só mato e terras de semeadura. Ao longe, para o lado do Guincho o lugar da Torre.
Quando saía em frente a minha casa passando o pinhal havia a casa do sr: eng: França simpática família que passava por aqui aos fins de semana e que eu, miúdo, admirava muito.
 Era uma moradia com um amplo terreno todo ele cultivado e estimado pelo seu caseiro o sr: Lima e sua esposa a d.ª Joaquina, gente boa que habitavam ao lado numa casinha linda.
 A seguir a este terreno do engº França e do lado poente a sul do já falado pinhal manso fizera um outro senhor de Lisboa uma residência e que dera o nome de " Baraca " também gente muito amável.
 Quando vinham passar os fins de semana traziam a família com eles e era uma festa pois pouca gente via por aqui.
O único senão era o cão que a família França trazia.
 Um bulldog preto de seu nome bambu que corria atráz de nós miúdos e que metia um medo terrível.
  Era inofensivo mas como convencer os garotos disso ?
 Entre estas duas propriedades havia um caminho que nos levava a locais mágicos.
 Pinhais a perder de vista e aromas maravilhosos desses campos para sempre perdidos.



1 DE JUNHO. DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

I DE JUNHO - DIA MUNDIAL DA CRIANÇA. ( Foto de J.P.L. )

                            

 Lá, bem no fundo, afinal o nosso dia também.
 Já em tempos li qualquer coisa acerca de um qualquer programa em que o seu conteúdo era para todos os jovens ou seja; dos sete aos setenta e sete.

Resultado de imagem para dia mundial da criançaResultado de imagem para dia mundial da criançaResultado de imagem para dia mundial da criançaResultado de imagem para dia mundial da criançaResultado de imagem para dia mundial da criança

Dia das Crianças

O Dia das Crianças ou Dia da Criança é uma data comemorativa celebrada anualmente em homenagem às crianças, cujo dia efetivo varia de acordo com o país.
 Países como Angola, Portugal e Moçambique adotaram o dia 1 de junho. 
No Brasil é celebrado em 12 de outubro.

JUNHO

                                                      Junho calmoso, ano formoso.
                                           Junho chuvoso, ano perigoso
                                           Junho quente, Julho ardente



 Vai iniciar-se mais um mês.Corremos a passos largos para o Verão.Tudo será como dantes? Certo é que esta Primavera foi atipica pareceu-me.Tivemos, salvo erro, duas ou três ondas de calor e um ou outro temporal. recordo-me de logo após uma dessas semanas de calor ter caído granizo como há muito não se via ali para a região de Lisboa, concretamente Benfica.Esta semana que findou foi catastrófica para os produtores de tomate do Ribatejo devido à chuva intensa e localizada. Aqui na região de Cascais não ocorreram quaisquer fenómenos climatéricos, que me lembre.
   No final deste ciclo constato que os campos estão viçosos e as fruticulturas também, a uva, ameixa,figo,tamarindos,maracujás e pêssegos seguem para a maturação, aqui pelo meu quintal, como há muito não via.
   Veremos então o que este final de Primavera nos trará.