Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

6.8.12

CURIOSITY A CAMINHO DE MARTE.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh276mVYpgjNa2jtAc0-HZCIt14SyBOHn5FC-V7hiPfMNRp7ZM4B4wN8DXfw8FYK3d8SvbG3OFO5Q0daj7SbBgnWrGGQcqDCedflebwbsjBev-Lm78UZhhexSrWEfWgyQ2FxTY5_o3LM51o/s1600/Robot-Curiosity.jpg

O tempo estará "bom" para mais uma operação ousada da agência espacial NASA, que pretende aterrar um laboratório científico em Marte na segunda-feira.
"Marte está a colaborar", disse este sábado, em conferência de imprensa, Ashwin Vasavada, um dos cientistas da equipa do Laboratório de Propulsão de Pasadena (Califórnia, Estados Unidos), responsável pelo controlo da missão.


A tempestade de pó localizada há alguns dias perto do local da aterragem dissipou-se e deu lugar a "uma nuvem de pó bastante inofensiva", descreveu o cientista, citado pelas agências internacionais, acrescentando que não se espera que esta nuvem venha a afectar a entrada, a descida ou a aterragem.

O veículo-robô de seis rodas, do tamanho de um pequeno carro, transporta um complexo kit de ferramentas para analisar as pedras e o solo de Marte, em busca de sinais de vida no planeta vermelho.
A operação Marte - que deverá iniciar-se às 5.31 horas de segunda-feira (6.31 horas em Portugal continental), prevê-se dramática, com direito a separação da nave espacial, descida de pára-quedas e aterragem lenta.


No final de uma viagem de mais de 565 milhões de quilómetros, "Curiosity" deverá tocar a superfície de Marte quando este planeta se encontrar a 248 milhões de quilómetros da Terra.







Fonte do texto: Jornal de Notícias
Fonte das fotos: N.A.S.A. e blogue Tecnoblogueando.