Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

29.6.20

TIGER MEET 202O 5 a 17 DE JULHO ?

Adiamento do Exercício Internacional NTM 2020

facebook sharing button
twitter sharing button
whatsapp sharing button
pinterest sharing button
sharethis sharing button
email sharing button
print sharing button
A Força Aérea informa, dadas as recomendações e medidas preventivas em matéria de saúde pública decretadas pela OMS e DGS na sequência da evolução epidemiológica COVID-19, que o exercício internacional Nato Tiger Meet 2020 (NTM2020) será adiado para o mês de julho.

O NTM2020 realizar-se-á de 5 a 17 de julho de 2020.

O Programa já partilhado manter-se-á, no entanto as atividades previstas assumirão novas datas:

 Cerimónia de Abertura: 5 de julho de 2020
 Festival Aéreo: 12 de julho de 2020
 Spotters Day: 9 e 15 de julho de 2020
 Cerimónia de Encerramento: 16 de julho de 2020

No que diz respeito aos dois Spotters Day, informamos que:

 Se consideram válidas as inscrições efetuadas até ao momento;
 As inscrições do dia 14 de maio serão transferidas para o dia 9 de julho e as do dia 20 de maio para o dia 15 de julho;
 Em caso de necessidade de cancelamento ou alteração das datas indicadas deverá ser enviado um e-mail para ntm20_spotter@emfa.pt.

Apelamos à vossa compreensão, e de novo, à vossa responsabilidade individual e social coletiva.
Mantenha-se firme connosco, proteja-se a si e à sua família. Siga as instruções da DGS.


NATO Tiger Association

NATO Tiger Association
  • Criação: 1961

O NATO Tiger Meet (NTM) 2020 foi adiado para os dias 5 a 17 de julho de 2020. O anúncio foi feito no site oficial do exercício. Era a terceira vez que a Base Aérea 11 recebia o NTM onde esperados três mil militares, 100 aeronaves de 20 esquadra, oriundas de 14 países.


Agendado para se realizar de 10 a 22 de maio em Beja, o NTM foi agora adiado, e não cancelado, em função do surto do novo coronavírus.

A 56ª edição do NTM, definido como o maior encontro do mundo de Esquadras de voo Tigres, organizado pela Associação de Tigres da NATO (North Atlantic Treaty Organization), estava agendado para a Base Aérea (BA) 11, sediada em Beja.

Eram esperados em Beja três mil militares, 100 aeronaves de 20 esquadra, oriundas de 14 países, sendo 12 da NATO e dois convidados, a Suíça e a Áustria. Esta seria a terceira vez que a BA11 recebe o "TIGER MEET", as outras duas ocorreram em 1996 e 2002 e a primeira vez que se realizou em Portugal, corria o ano de 1987 e teve como cenário a BA6, no Montijo.

A organização do evento pertencia à Esquadra 301-Jaguares, da BA 5, em Monte Real, tendo o anúncio sido feito em maio do ano passado, dias depois da coroação dos vencedores da edição de 2019, que teve como cenário a BA 118, em Mont-de-Marsn, em França.

O aspeto publicitário mais visível da Associação de Tigres da NATO é o "Tiger Meet", durante o qual os esquadrões membros se reúnem para exercícios, conferências e encontros sociais.

No dia 17 de maio, seria o dia de "Base Aberta", integrada nas comemorações do aniversário da Força Aérea (FAP), onde iriam decorrer diversas atividades paralelas na cidade. Os spotters days estão agora marcados para os dias 9 e 15 de julho 2020.

Estão previstas várias atividades como um festival Aéreo com a presença de várias aeronaves militares e patrulhas acrobática a 12 de julho e o "Spotters Day" com 1500 participantes e o "Tiger Safari" para 120 participantes a 15 de julho.

A edição de 2019 do "NTM" em França, marcou o regresso, oito anos depois, da Esquadra 301-Jaguares, que representou a FAP que valeu o Silver Tiger Trophy aos portugueses.

Ao fim de nove dias de competição os militares lusos arrecadaram o Tigre de Prata e ainda o Tiger Spirit Award (Prémio Espírito Tigre). Para se ter uma real dimensão do "Tiger Meet", o ano passado na base Mont-de-Marsn, em França, marcaram presença, 24 esquadras, sendo 14 participantes em voos, 4 como observadores, 2 como visitantes e 4 como participantes externos, só da esquadra portuguesa estiveram presentes 31 militares.

ALGARISMOS E NUMERAÇÃO ROMANA.

Números romanos, como surgiram, por que e como representá-los

Os números romanos foram criados na Roma Antiga para facilitar contas, mas se espalharam pelo Império Romano. Hoje são usados para outros fins.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTnMN96opPsnweob-ktg7tEicubzI6yeBz_GjXjmshLrLf-DNoCRISKzGvuBgLFCv0VkL58m3V6MElcg2bHqrJctyGwQplI29pOHKckxRyIzKW2a9li2LjtInHblAuBY_QTi2iuhecVJW3/s1600/numera%C3%A7%C3%A3o+romana.jpg


Os números romanos fazem parte de um sistema de numeração que usa letras maiúsculas do alfabeto latino.

Foram desenvolvidos na Roma Antiga para ajudar a fazer contas, só que eles usavam as letras do alfabeto. O zero não consta nessa numeração, posto que os romanos não o conheciam.

Na atualidade, os números romanos são bastante usados na indicação dos séculos. Empregam-se ainda seus caracteres nos nomes dos nobres e na numeração de capítulos. Há igualmente o modismo de usá-los como tatuagens e indicadores de horas nos relógios.
Considerações sobre os números romanos

Na Roma Antiga, por certo que, em dado momento, os comerciantes quiseram aperfeiçoar a forma de calcular. Então houve o desenvolvimento de um sistema único de numeração, posto que se utilizava das próprias letras do alfabeto.

Uma particularidade interessante é a ausência do zero, já que dele os romanos não tinham conhecimento. Na composição dos números (ou algarismo) romanos, são empregadas tão-só sete letras maiúsculas do alfabeto latino: I, V, X, L, C, D e M.



O I equivale ao número 1, o V ao 5, o X ao 10, o L ao 50, o C ao 100, o D ao 500 e, por fim, o M ao mil.

 Foi tão prático para a época, que com o tempo esse sistema passou a ser usado em todo o vasto Império Romano.

Embora tenha resolvido muitas questões, o sistema decimal se mostrou mais prático. É que se tornava complicado, por exemplo, dividir números grandes dessa forma. Por isso, atualmente, os números romanos servem para numerar capítulos, indicar nome de papas etc.

Os mais ousados o usam como adornos em tatuagens. Mas podem ser também motivos de joias ou os indicadores das horas nos relógios.
Algumas particularidades dos números romanos

Aprender a utilizar o sistema romano pode ser simples, quando se aprende certas regrinhas. Emprega-se a letra I apenas antes do V e do X: exemplo IX = 9. A letra X é empregada apenas antes do L e do C: exemplo: XL = 40.

A letra C tem emprego tão-só antes do D e do M, por exemplo: CM = 900. Já as letras I, X, C e M são agrupadas apenas seguidas por três vezes, exemplificando: XXX = 30.



Se a intenção é empregar números maiores que 4000, entretanto, emprega-se um traço acima das letras. Isso quer que houve a multiplicação do número por mil, por exemplo:

Ocorrendo letras iguais, os valores são somados, por exemplo: XX = 20. Já duas letras diferentes com o menor antes do maior, subtraem-se os seus valores, por exemplo: IX = 9.

Duas letras diferentes com o maior antes do menor, somam-se os seus valores, por exemplo: XI = 11. Se entre duas letras existe outra menor, o valor desta vai pertencer à letra seguinte a ela, por exemplo: LIV = 54.






Fonte: https://conhecimentocientifico.r7.com/numeros-romanos/