Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

10.1.24

FINANÇAS E FATURAS.

 

Receia pedir fatura com número de contribuinte? Saiba a que acede o Fisco

Conheça ainda as vantagens de pedir fatura com NIF.

Receia pedir fatura com número de contribuinte? Saiba a que acede o Fisco
Notícias ao Minuto

07:37 - 09/01/24 por Notícias ao Minuto

Economia Faturas

É daqueles que tem receio de pedir fatura com número de contribuinte (NIF) para que o Fisco não saiba onde gasta o seu dinheiro? O que deve saber é que os serviços das Finanças só têm acesso o código do estabelecimento, a data da transação e o valor, ou seja, o mínimo essencial para a finalidade da fatura, explica a DECO Proteste.

"É um daqueles jantares de uma vez por ano, conta choruda. O funcionário pergunta se quer a fatura com número de contribuinte. Hesita uns segundos e passa-lhe pela imaginação um colaborador das Finanças espantado com os dígitos da sua mariscada: 'É melhor não, que as Finanças não têm de saber tudo sobre a minha vida!'. Se a cena lhe é familiar, já tem assunto para o próximo convívio. Ao contrário do que muitos portugueses ainda acreditam, a informação sobre os artigos que comprámos ou os serviços que contratámos não chega à Autoridade Tributária (AT)", revela a organização de defesa do consumidor. 

Ou seja, na prática, o Fisco tem acesso ao valor do que comprou, onde e em que data, mas não sabe que produtos estão em causa: "A AT assegura que a informação sobre o que comprou ou contratou não é comunicada", revela a DECO Proteste. 

Emissão de fatura é obrigatória (e tem vantagens para o cliente)

A organização lembra que "é possível comprar de forma anónima, ainda que haja sempre emissão de fatura, que é obrigatória, mesmo que o consumidor não a peça. Ao fazê-lo, não poderá usufruir das vantagens de pedir fatura com número de contribuinte". 

"Pedir fatura com o número de identificação fiscal ajuda desde logo a combater a evasão fiscal. Além disso, é a única forma de poder beneficiar das deduções à coleta em sede de IRS. O contribuinte fica ainda habilitado a ganhar certificados do tesouro no âmbito dos sorteios da fatura da sorte", conclui a DECO Proteste.

Tempo frio em Portugal continental

 


Tempo frio em Portugal continental - nº3

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2024-01-09 18:11 e 2024-01-10 23:59 Tempo frio em Portugal continental - nº3

 O estado do tempo em Portugal continental tem vindo a ser influenciado por uma massa de ar polar, que tem dado origem a valores de temperatura ligeiramente inferiores ao normal para a época do ano. Temporariamente, durante os dias 9 e 10, essa massa de ar será substituída, por outra mais quente, transportada na circulação de uma depressão centrada a oeste/noroeste da Península Ibérica, que irá trazer uma subida de temperatura e precipitação.

 Nos dias 11 e 12, a temperatura irá descer novamente, em especial a temperatura mínima, devido a uma massa de ar polar continental que irá gradualmente afetar o norte da Península Ibérica e posteriormente o sul

.Para o dia 11, esperam-se valores da temperatura mínima entre 1 e 6°C na generalidade do território, sendo entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro e entre 6 e 10°C no litoral. 

No dia 12, prevê-se uma nova descida da temperatura mínima, pelo que se poderá atingir valores até -7°C em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, e perto de 0°C em alguns locais do litoral Norte e Centro.

 Está ainda prevista a formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro, que terá impacto mais significativo na circulação rodoviária.

Nos dias 11 e 12, a temperatura máxima deverá também ser mais baixa, em especial no dia 11, salientando-se o interior Norte e Centro onde os valores deverão variar entre 3 e 8°C, sendo inferior a 3°C em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, nomeadamente nos pontos mais altos.

Por este motivo, será possível a emissão de aviso de Tempo Frio nos dias 11 e 12 nos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu.

A temperatura irá subir a partir do dia 13 e deverá manter-se, sem variações muito significativas, nos dias seguintes.

Aconselha-se o acompanhamento das previsões e da emissão de avisos meteorológicos nos próximos dias, consultando: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/

PMA subscricoes@ipma.pt através de meteo.pt 

terça, 9/01, 18:27 (há 5 horas)


para mim