Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

6.2.24

KARLOTTA À VISTA .

 

Mudança do estado do tempo em Portugal continental: Comunicado Nº 1

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2024-02-05 17:56 e 2024-02-07 23:59 Mudança do estado do tempo em Portugal continental:

 Comunicado Nº 1 

 Após um período longo sob influência de um anticiclone, resultando em tempo estável, com temperaturas bastante acima da média e registo de uma onda de calor em cerca de 30% das estações meteorológicas de Portugal continental, nos próximos dias prevê-se um enfraquecimento gradual do referido anticiclone, permitindo a aproximação ao continente de depressões atlânticas e superfícies frontais associadas.

Assim, nos dias 6 e 7 notar-se-á um aumento da nebulosidade, com ocorrência de precipitação, embora ainda fraca e em especial nas regiões Norte e Centro.

 Já no dia 8, quinta-feira, com a aproximação de uma depressão ao noroeste da Península Ibérica e passagem da superfície frontal fria associada, esperam-se períodos de chuva, por vezes forte, inicialmente no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente ao restante território. O vento aumentará de intensidade, soprando de sul/sudoeste com rajadas, que nos dias 8 e 9 irão atingir 60 a 70 km/h na generalidade do território, podendo registar-se rajadas na ordem dos 80 a 90 km/h no litoral Norte e Centro e até 110 km/h nas terras altas. 

 No dia 9, está prevista igualmente a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, que pontualmente poderão ser acompanhados de trovoada e ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do final da tarde.A temperatura deverá manter valores acima do normal para a época do ano até dia 7, descendo gradualmente a temperatura a partir do dia 8, após a passagem da superfície frontal fria anteriormente referida, para valores próximos ao normal.

Salienta-se igualmente um aumento da agitação marítima, com ondas de sudoeste no dia 8 entre 4 a 5 metros, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste a partir de dia 9.

Devido a esta situação meteorológica, serão emitidos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias. Aconselha-se o acompanhamento das atualizações dos mesmos e das previsões, que tendo em conta a distância temporal e a incerteza associada, poderão sofrer alguns ajustes. Este comunicado será atualizado amanhã, dia 6, pelas 18h00. 

 

 

Depressão KARLOTTA não afeta diretamente Portugal continental e Madeira - Comunicado nº1

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2024-02-06 17:55 e 2024-02-07 21:00 Depressão KARLOTTA não afeta diretamente Portugal continental e Madeira - Comunicado nº1 No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos, foi atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico Espanhol) o nome KARLOTTA a uma depressão centrada em 51N 16W às 0000UTC de dia 8 de fevereiro, com uma pressão de 985hPa.Esta depressão inclui-se num sistema depressionário complexo, com dois núcleos, que vai evoluindo para apenas um núcleo, que irá estar localizado a sudoeste da Irlanda.A depressão KARLOTTA tem uma superfície frontal fria associada e será essa frente que irá afetar Portugal continental a partir de dia 8.Assim, a mudança do estado do tempo começará a fazer-se sentir no dia 7, com chuva fraca, em especial nas regiões Norte e Centro, e com a intensificação do vento a partir do meio da tarde.À medida que a referida superfície frontal fria se aproxima da Península Ibérica, começa a haver um agravamento das condições meteorológicas. Deste modo, para dia 8, prevê-se períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte, e com um caráter persistente no Minho e Douro Litoral.O vento predominará de sudoeste, soprando fraco a moderado, sendo moderado a forte no litoral, com rajadas até 85 km/h, em especial no litoral Norte, e forte nas terras altas, com rajadas que poderão atingir 100 km/h.Prevê-se também um aumento da agitação marítima no dia 8, com ondas de sudoeste com 4 a 5 metros de altura significativa.O estado do tempo no arquipélagos da Madeira também será afetado pela referida superfície frontal fria no dia 8. Deste modo, prevê-se chuva, por vezes forte, e vento de sudoeste, moderado a forte, com rajadas até 80 km/h, sendo até 100 km/h nas terras altas.Devido a esta situação meteorológica, aconselha-se o acompanhamento das previsões meteorológicas e dos avisos. Este comunicado será atualizado no dia 7 até às 18 horas

 

 

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa/ Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar: http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/ Seg, 05 Fev 2024 17:56:18