Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

28.8.14

A MAIOR PALAVRA DA LÍNGUA PORTUGUESA



Estava entretido a folhear uma revista quando, inopinadamente, surgiu uma dúvida acerca do significado de uma palavra.

 Resolvida essa dúvida deparei com uma palavra  a qual,segundo li, é de momento a mais extensa  na nossa língua.

 Temos então que o nome dado a uma doença rara, provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas é nem mais nem menos que;

  PNEUMOULTRAMICROSCOPICOSSILICOVULCANOCONIOSE 


num total de 44 letras.


VULCÃO DOS CAPELINHOS NOS AÇORES

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose é a versão em língua portuguesa de pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis, palavra criada por Everett M. Smith presidente da National Puzzlers' League para que fosse a maior palavra da língua inglesa.

 Ela é sinónimo de silicose, que significa "uma doença pulmonar causada pela inalação de de sílica muito fina, que causa inflamação nos pulmões".

Origem

 

Ivys Wudson Amaral Melo, presidente da National' Puzzlers League, criou a palavra em 1935 com objectivo de ela ser a mais longa palavra de língua inglesa.

 Criou-a juntando um patrick de prefixos e radicais de origem grega e latina, obtendo dessa forma uma nova denominação para uma doença com nome cientifico já definido, a silicose1 .


Posteriormente esta palavra foi transposta para a nossa língua como Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose mas como duplicata um nome cientifico pré-estabelecido de uma doença já conhecida, implica que na nossa língua esta palavra seja considerada como uma palavra fictícia.


A palavra ganhou estatuto oficial pela primeira vez em 2001, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

 Aparece descrita como uma doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas2 , tornando-se dessa forma a maior palavra da língua portuguesa registada em dicionário.

 É de salientar e referir que não é muito comum um dicionário efetuar registos deste tipo de palavras, pois se consultarmos livros técnicos, ou procurarmos outros tipos de palavras fictícias, constatamos que existem muitas outras maiores do que esta na nossa língua e que não se encontram dicionarizadas, já para não referir que se podem criar imensas palavras compostas, muito maiores do que esta, seguindo as regras gramaticais do português.


Etimologia

 

 

Palavra Significado da palavra Idioma de origem Palavra de origem e seu significado
pneumo pulmão grego pneumon = pulmão
ultra além latim ultra = além
microscópico muito pequeno grego microscópio: mikros = pequeno, skopein = examinar
sílico vem de silício, elemento químico presente no magma vulcânico latim silício: silicium/silex = pedra dura ("seixo")
vulcano vindo de um vulcão latim vulcão: vulcanus = deus do fogo e da metalurgia
coniotico doença causada por inalação de partículas de poeira em suspensão no ar grego kónis = poeira

 

 

Referências

 

Créditos da imagem: Luis Decq Motta
Vulcão dos Capelinhos. Açores.

Azores. gov.pt.