Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

9.3.14

PEQUENO ABALO SISMÍCO AQUI NA REGIÃO















Ver a imagem de origem








O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 09-03-2014 pelas 01:19 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 1.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Oeste-Noroeste de Cascais.

Apercebi-me esta madrugada de um som semelhante a um trovão e em simultâneo pareceu-me então sentir um ligeiro abalo de terra. Não liguei mais ao assunto e foi com alguma surpresa que tomei conhecimento da ocorrência de um sismo exactamente aqui na região. O epicentro fora no mar, mesmo ao lado.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada) na região de Cascais.

Aviso de Sismo Sentido no Continente 09-03-2014 01:19

Informação Sismológica
 Aviso de Sismo Sentido no Continente 09-03-2014 01:19

 O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 09-03-2014 pelas 01:19 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 1.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Oeste-Noroeste de Cascais.


De acordo com a informação disponível, este sismo foi sentido, devendo em breve ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrossísmica actualizada.


Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (www.prociv.pt). Dom, 09 Mar 2014 01:46:22


HERÓIS DEIFICADOS ( VI )

Heróis deificados - VI

                                                                       VI

  HERCULES - Foi  contado entre os deuses, por ter purgado a Terra de muitos monstros. Suas princípais tarefas são conhecidas pelo nome dos doze trabalhos d' Hercules. Passou por inventor dos jogos olimpicos e atleticos; e por isso era o deus tutelar dos atletas e gladiadores. Representam-no sob a figura de um homem robusto e corpulento, tendo na mão a famosa maça, sua arma favorita, e coberto com a pele do leão de Neméa.

JANO - Antigo rei de Itália, na idade d'ouro; foi deificado por ter feito muitas leis justas, e ter ensinado muitas artes uteis à vida: os romanos renderam-lhe culto sob a figura de uma estátua de dois rostos ( o que lhe valeu o ipeteto de Bifronte ) ou para comemorar a aliança dos romanos e sabinos, ou para marcar o tempo passado e o futuro; tendo numa das mãos uma chave, por ser o porteiro do céu, e na outra uma vara. Tinha um templo em Roma, que estava aberto no tempo de guerra, e fechado no tempo de paz; eram-lhe consagradas as portas das casas ( Januce ) que dele  tomaram o nome. Jano deu o nome ao mês de Janeiro, e como o ano, que ele abria, se compunha de doze meses, tantos eram os altares que haviam no seu templo.



CASTOR e POLUX - Divindades tutelares dos marinheiros. Foram, segundo a mitologia, dois irmãos famosos,um pelo pugilismo e outro pela equitação; e de tão estreita e intima amizade, que foram, por sua fraternidade, tranformados no signo Geminis,que é uma das constelações zodíacais. Os romanos erigiram-lhe um templo, pela  crença de terem aparecido na batalha do Lago Regillo, contra os Tarquinios, dois mancebos desconhecidos, anunciando o feliz sucesso na batalha: o que fez crêr aos romanos que eram Polux e Castor.