Fazem hoje ( 2 de Março ) precisamente 44 anos que, em Toulouse, o Concorde efectua o seu primeiro voo de ensaio, mas só entra ao serviço da Air France e da British Airways em 1976.

Um acidente, em 25. 7. 2000 ( 113 mortes ), custos de manutenção e perda de passageiros fazem com que as duas companhias que o utilizam decidam cessar a actividade do mítico aparelho a partir de 31. 10. 2003.

Um acidente, em 25. 7. 2000 ( 113 mortes ), custos de manutenção e perda de passageiros fazem com que as duas companhias que o utilizam decidam cessar a actividade do mítico aparelho a partir de 31. 10. 2003.
Concorde
| Concorde | |
|---|---|
| O Concorde G-BOAC da British Airways. | |
| Descrição | |
| Tipo / Missão | Avião comercial turbojato supersônico quadrimotor |
| País de origem | |
| Fabricante | BAC Aerospatiale |
| Período de produção | 1965-1978 |
| Quantidade produzida | 20 |
| Custo unitário | £ 23 milhões (1977), equivalente a £128 milhões em 2015. |
| Primeiro voo em | 2 de março de 1969 |
| Introduzido em | 21 de janeiro de 1976 |
| Aposentado em | 23 de novembro de 2003 |
| Tripulação | 3 - piloto, copiloto e engenheiro de voo |
| Passageiros | 92–120 |
| Especificações | |
| Dimensões | |
| Comprimento | 61,66 m (202 ft) |
| Envergadura | 25,6 m (84,0 ft) |
| Altura | 12,2 m (40,0 ft) |
| Área das asas | 358,25 m² (3 860 ft²) |
| Alongamento | 1.8 |
| Peso(s) | |
| Peso vazio | 78 700 kg (174 000 lb) |
| Peso carregado | 111 130 kg (245 000 lb) |
| Propulsão | |
| Motor(es) | 4 x turbojatos de pós combustão Rolls-Royce/Snecma Olympus 593 Mk 610 |
| Força de empuxo (por motor) | 17 233 kgf (169 000 N) |
| Performance | |
| Velocidade máxima | 2 179 km/h (1 180 kn) |
| Velocidade de cruzeiro | 2 158 km/h (1 160 kn) |
| Velocidade máx. em Mach | 2,04 Ma |
| Alcance (MTOW) | 7 222,8 km (4 490 mi) |
| Teto máximo | 18 300 m (60 000 ft) |
| Razão de subida | 25,41 m/s |
| Aviônica | |
| Tipo(s) de radar(es) | EKCO E390/564 radar meteorológico |
| Notas | |
| Dados de: The concorde Story[1], The International Directory[2] e Richard Seaman aircraft museum[3] | |
O
Concorde foi um dos dois aviões supersónicos de passageiros que
operaram na história da aviação comercial, sendo o outro o soviético
Tupolev Tu-144.
Possuía uma velocidade de cruzeiro de Mach 2.04, e um teto operacional de 17.700 metros de altura.
Possuía uma velocidade de cruzeiro de Mach 2.04, e um teto operacional de 17.700 metros de altura.
Introdução: 21 de janeiro de 1976
Retirada: 26 de novembro de 2003
Velocidade máxima: 2.172 km/h
Voo inaugural: 2 de março de 1969
