Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

11.1.24

MASSA DE AR POLAR. QUE SIGNIFICA ISTO ?

 

Portugal afetado por massa de ar polar. Entenda do que se trata

Especialistas lembram que se trata de uma situação normal para a época.

Portugal afetado por massa de ar polar. Entenda do que se trata
Notícias ao Minuto

11/01/24 12:54 ‧ Há 2 Horas por Notícias ao Minuto

País IPMA

Uma massa de ar polar chegou a Portugal, trazendo consigo temperaturas de 'arrepiar'.

Esta massa de ar polar traz "menos humidade, menos probabilidade de precipitação e céu limpo", e será na noite desta quinta-feira que se vai sentir "os efeitos da temperatura mais baixa", principalmente na região Norte e Centro do país, referiu o meteorologista Alessandro Marraccini do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em declarações ao Notícias ao Minuto, na quarta-feira.

Já mais tarde, nas suas redes sociais, a mesma entidade explicou melhor o que se trata esta massa polar começando de imediato por referir que esta "é  comum nos meses de inverno devido à dinâmica da atmosfera e aos fluxos resultantes da interação entre anticiclones e depressões típicos desta época".

"Designa-se por massa de ar um extenso volume de ar com temperatura e humidade homogéneas. A sua formação ocorre quando o movimento desse volume de ar na atmosfera é muito lento, permitindo adquirir as características da região onde se formam", pode ler-se.

A massa de ar que chega a Portugal  insere-se no grupo das massas de ar continental, o que significa que tem características "de ar mais seco".

Contudo nem todas as massas de ar são iguais, podendo para além da continental ser uma massa de  ar marítimo (m), com características de ar mais húmido.

Dentro destas categorias, há depois outra subdivisão: as massas de ar ártico (A), com origem nas regiões do Ártico ou da Antártida e consequentemente muito fria; a massa de ar polar (P), com origem em regiões de latitudes mais elevadas, frequentemente acima dos 60°, mas menos fria que a massa de ar ártico; a massa de ar tropical (T), com origem em regiões de latitudes baixas, mais frequentemente abaixo dos 35°, e  consequentemente quente; e a massa de ar equatorial (E), tem origem junto ao equador e é mais quente de todas.

Recorde-se que o tempo frio vai manter-se em território continental até sexta-feira, com um aumento gradual de temperatura durante o fim de semana.

Leia Também: Preparado? Depois da "massa de ar polar", vem aí "chuva" em todo o país