Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

6.10.22

Mudança de hora em Portugal: quando atrasar o relógio

 Ver a imagem de origem

Duas vezes por ano a hora muda em Portugal. Apesar do calendário de mudança de hora ser bastante específico ainda são muitos os portugueses com dúvidas sobre quando devem acertar os ponteiros do relógio.

Se és daqueles que gosta de saber a quantas anda, temos neste artigo todas as respostas às tuas dúvidas. Fica a saber quando é a mudança de hora em Portugal Continental, na Região Autónoma da Madeira, na Região Autónoma dos Açores e as razões pelas quais a mudança de horário faz parte do quotidiano de praticamente todos os países do mundo.


Quando muda a hora em Portugal para o inverno 2022?

A mudança para o horário de inverno acontece sempre no último fim de semana de outubro, na madrugada de sábado para domingo. Em 2022 não será exceção e, após a estação de verão, com os dias mais longos, é chegado o momento de acertarmos os ponteiros do relógio para a hora de inverno.

Assim, vamos atrasar os relógios uma hora na madrugada de sábado, 29 de outubro para domingo, 30 de outubro. Quando forem precisamente 02h00 da manhã, os relógios devem ser atrasados para a 01h da manhã. Quer isto dizer que o dia 30 de outubro é o dia mais longo do ano, com 25 horas.

Com a chegada do horário de inverno, os dias ficam mais curtos e as noites mais longas. Por volta das 18h será de noite, numa atmosfera que convida a estar em casa, a assistir filmes e séries debaixo de cobertores e mantas com a lareira acesa como pano de fundo.

Mudança da hora em Portugal Continental e Madeira

A mudança de hora em Portugal Continental e na Madeira acontece às 02h00 de domingo, 30 de outubro. Uma vez que será novamente 01h00, terás oportunidade de dormir mais uma hora.

Na maioria dos relógios digitais, a mudança de hora é automática, o que gera ainda mais dificuldades nas pessoas que usam habitualmente relógios convencionais. Se tiveres dúvidas, deixa uma nota no teu calendário para saber que a mudança de hora acontece no final do mês de outubro. Quando acordares, muda a hora em todos os teus relógios convencionais.

Mudança de hora nos Açores

Também nos Açores acontece a mudança para o horário de inverno. A única diferença é que os açorianos vão atrasar o relógio às 01h00 da manhã do dia 30 de outubro, logo voltará a ser 00h00.

 

Poderemos entender a mudança de hora nos Açores com base na legislação em vigor para a mudança de hora (Decreto Legislativo Regional nº. 16/96/A, de 1 de Agosto). Segundo o mesmo: “a hora legal dos Açores coincide com o tempo universal coordenado (UTC) diminuído de sessenta minutos no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Outubro e a 1 hora UTC do último domingo de Março seguinte (período da hora de Inverno)”.

Aliás, durante todo o ano os Açores têm sempre uma hora de diferença em relação ao horário de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira.

Quando muda a hora de inverno 2022/2023?

O horário de inverno 2022/2023 que irá começar a 30 de outubro e terminará apenas em março de 2023, mais precisamente no dia 26. Isto acontece por ser o último domingo de março, sendo que nessa altura entraremos no horário de verão 2023, em que adiantamos o relógio uma hora.

Quando chegado o horário de verão poderemos aproveitar novamente os raios de sol. As noites serão mais curtas e os dias mais longos, bastante convidativos a experiências ao ar livre como um pôr do sol na praia, cinema no parque ou uma festa de barbecue com os melhores amigos.

Mudança de hora de 2023 a 2027: Datas a apontar na agenda

Porque queremos ajudar-te a longo prazo, já podes apontar as datas para a mudança de hora para os próximos 5 anos, de 2023 a 2027. Na tabela abaixo distinguimos os horários de verão e de inverno para Portugal Continental, para a Região Autónoma da Madeira e para a Região Autónoma dos Açores.

 
Ano Horário de Verão Horário de Inverno
2023

26 de março de 2023 à 01h adiantar para o relógio para as 02h em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, às 00h deves adiantar o relógio para a 01h.

29 de outubro de 2023 às 02h atrasar o relógio para 01h em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, à 01h deves atrasar o relógio para as 00h.

2024 31 de março de 2024 à 01h deverás adiantar o relógio para as 02h em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, às 00h deves adiantar o relógio para a 01h. 27 de outubro de 2024 às 02h atrasamos o relógio para a 01h em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, à 01h atrasamos o relógio para as 00h.
2025 30 de março de 2025 à 01h deves mudar o relógio para as 02h em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, às 00h é preciso adiantar o relógio para a 01h. 26 de outubro de 2025 às 02h00 irás atrasar o relógio para a 01h em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, à 01h atrasamos para as 00h. 
2026 29 de março de 2026 à 01h00 deverás adiantar o relógio para as 02h em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, deverás adiantar o relógio às 00h para a 01h. 25 de outubro de 2026 deverás atrasar o relógio às 02h para a 01h em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, atrasas à 01h para as 00h. 
2027 28 de março de 2027 à 01h00 adiantas o relógio para as 02h em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, às 00h adiantas para a 01h. 31 de outubro de 2027 deves atrasar os relógios às 02h para a 01h em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, atrasas às 01h para as 00h. 
 

Porque muda a hora em Portugal?

A história da mudança de hora é longa, mas foi essencialmente criada com o objetivo de melhorar hábitos e condições de vida dos europeus. Precisaríamos de recuar à Primeira Guerra Mundial, numa situação não muito distinta àquela que vivemos nos dias de hoje, devido à Guerra na Ucrânia.

Na época, existiam sérios problemas para assegurar o aquecimento e iluminação das casas, sendo importante poupar no consumo de energia, nessa altura proveniente do carvão e do uso de velas. Os especialistas e governantes estavam seguros que mudar a hora permitirá usufruir da luz natural por mais tempo. Foi então que Portugal, que também participara nesse conflito, cedeu à mudança de hora.

Hoje, a mudança de hora para os horários de inverno e de verão continua ser bastante discutido na esfera pública, mas na verdade são muitas as pessoas que ansiam pela mudança, porque sabem que promove maior qualidade de vida.

A mudança de hora ajuda a poupar eletricidade e gás natural?

Acertar o relógio para a mudança de hora ajuda a poupar energia? Com as contas de eletricidade e gás natural cada vez mais altas, é mais do que normal encontrarmos pessoas que façam estas perguntas.


 

De facto, esse era o objetivo inicial quando se decidiu instaurar a mudança de hora. Contudo hoje em dia, a mudança de hora não traz grandes diferenças na carteira dos portugueses relativamente aos seus gastos com eletricidade e gás natural. O mesmo acontece na União Europeia que após uma consulta pública em 2018 percebeu que a mudança não conduz diretamente à poupança energética.

A grande vantagem da mudança de hora é a qualidade de vida e a possibilidade do horário de inverno ajudar no descanso. Em Portugal, com as jornadas intensas de trabalho, acaba por ser vantajoso ter uma hora mais de sono. Aponta no teu calendário o dia exato para atrasar os relógios lá de casa e relaxa.