Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

20.2.23

Romanos com brinquedos sexuais?

 

Romanos com brinquedos sexuais? É o que sugere este objeto com 2 mil anos

Pedaço de madeira tem 16 centímetros de comprimento. Inicialmente, os investigadores julgaram tratar-se de um objeto para cerzir.

Romanos com brinquedos sexuais? É o que sugere este objeto com 2 mil anos
Notícias ao Minuto

20/02/23 11:11 ‧ Há 6 Horas por Notícias ao Minuto


Um objeto de madeira com uma forma fálica, com 160 milímetros de comprimento - 16 centímetros - e com dois mil anos, está a levar investigadores a assumirem que os romanos já usavam brinquedos sexuais. Este foi encontrado no Reino Unido e remonta ao tempo em que aquele povo residia nesta parte do Globo. 

O artefacto, conta a CNN Internacional, foi descoberto em 1992 num terreno que, na altura dos romanos, era denominado Forte de Vindolanda. Inicialmente, é acrescentado, o pedaço de madeira foi catalogado como um artefacto que ajudaria a cerzir, uma vez que foi encontrado junto a dezenas de sapatos e vestidos. 

Tal é explicado num artigo publicado este passado domingo na revista 'Antiquity', onde se acrescenta que, atualmente, se pensa que o objeto em formato de pénis seria usado como brinquedo sexual. "Pode muito bem ser um objeto sexual e, se o for, é o primeiro exemplo vindo do 'mundo' Romano'", adiantou à CNN Internacional o arqueólogo britânico Rob Collins.

"Não deveríamos ficar surpreendidos por isto. Sabemos pela arte e literatura Romanas que eles usavam dildos", explicou ainda, salientando que nunca foi encontrado nenhum - possivelmente porque estes seriam feitos com materiais mais 'naturais', que não resistiram à passagem do tempo. 

Notícias ao Minuto Romanos com brinquedos sexuais? É o que sugere este objeto com 2 mil anos© Reprodução / Vindolanda Trust

Mas (apenas) um brinquedo sexual? 

Este pedaço de madeira poderia, contudo, não ser usado apenas como brinquedo sexual - nem sequer para penetração. O mesmo estudo publicado ontem revela, de acordo com o mesmo canal, que poderia ter sido usado por um senhor para asseverar a sua dominância perante um escravo. 

"Outra coisa que temos que estar cientes é que seria fácil falar de tal objeto como frívolo e apenas sobre gratificação sexual, mas poderia ser uma ferramenta para perpetuar o desequilíbrio de poder e a subjugação", alertou ainda Collins.

Pode ler aqui o estudo completo.