Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

16.10.21

CAVALOS GARRANOS NA SERRA DE SINTRA

 

Largada de Cavalos Garranos na Peninha

40 anos do Parque Natural Sintra-Cascais

O Parque Natural Sintra-Cascais tem seis habitantes novos. Provenientes do Gerês, os cavalos garranos vão apoiar na gestão dos matos e consequente manutenção do mosaico de paisagem, assim como na redução do risco de incêndio e promoção da biodiversidade.

Largados na zona da Peninha nesta sexta-feira, 15 de outubro, dia em que o Parque comemora 40 anos como área protegida, o macho e as seis fêmeas passaram a dispor de um parque com cerca 50 hectares onde encontram as mesmas condições de clima e altitude a que estavam habituados.  

Estes cavalos garranos, além de cumprirem um papel fundamental na gestão da paisagem do Parque Natural Sintra-Cascais, representam também uma forma de salvaguardar esta raça autóctone. Para o fazer a autarquia conta com o apoio da Direção Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV). Nos próximos anos, a manada irá reproduzir-se naturalmente e será monitorizada através de sistema GPS colocado numa coleira eletrónica, avaliando também o seu impacto na vegetação. 

A vinda dos Cavalos Garranos para o PNSC faz parte de um projeto maior de promoção da natureza selvagem, fauna e flora. é uma forma de rewilding, ou renaturalização, dos nossos ambientes naturais e urbanos. A longo prazo, pretende-se que a serra seja um lugar mais “selvagem”, onde os serviços de ecossistemas são restaurados e valorizados. Pretende-se também construir uma economia baseada na natureza e na cultura para criar apoio comunitário que suporte um ambiente mais selvagem, no qual os processos naturais e a vida selvagem não só regeneram e modelam a paisagem mas também criam valor económico.

40 anos Parque Natural Sintra-Cascais 

Criado como Área de Paisagem Protegida de Sintra-Cascais a 15 de outubro de 1981, e elevado a Parque Natural em 1994, são mais de 14,5 mil hectares de um património natural ímpar onde são conhecidas mais de 900 plantas nativas e mais de 200 espécies de animais. A área protegida abriga espécies de conservação prioritária, como é o caso do miosótis-das-praias, entre tantas outras.

Desde 2007, a Câmara Municipal de Cascais e Cascais Ambiente desenvolvem diversas iniciativas de gestão, promoção e proteção do Parque Natural Sintra-Cascais.