Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

10.6.14

TAMARILHO OU TOMATE INGLÊS

 Começam a surgir os primeiros frutos desta magnifica planta da qual tenho o prazer de possuir alguns exemplares.

 

Tamarilho

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma caixa taxonómicaSolanum betaceum
tamarilho
Tamarilhos amarelo e vermelho, o fruto do Solanum betaceum

Tamarilhos amarelo e vermelho, o fruto do Solanum betaceum
Estado de conservação
Status none DD.svgDados insuficientes (IUCN2.3)
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Solanales
Família: Solanaceae
Género: Solanum
Espécie: S. betaceum
Nome binomial
Solanum betaceum
Cav.
Sinónimos
O Tamarilho por vezes escrito tamarillo, tomate-japonês, tomate-maracujá, tomate-inglês ou tomate-arbóreo (estes dois últimos nomes usados na Madeira), é o fruto da espécie Solanum betaceum, pertencente à família Solanaceae.

Nativa dos Andes na América do Sul, é rica em vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol[carece de fontes]. É apreciada ao natural e seu sabor agridoce também pode ser explorado com sucesso no preparo de sucos, geleias ou compotas, salada de frutas e molhos para acompanhar carnes.

É comercialmente cultivada na Nova Zelândia, Califórnia e Portugal. No Brasil, a fruta é cultivada em quintais, principalmente nos estados da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo.

 Na Bahia recebe o nome de "tomatão" e em São Paulo de "tomate-francês". Na região sul de Minas Gerais é popularmente conhecida como "tomate-de-árvore" ou "sangue-de-boi". No Paraná outro nome que ele recebe é o de "tomate-japonês".


 Em Portugal também é conhecida como "tomate-inglês".

Nasce em uma árvore de pequeno porte, que não requer cuidados especiais, mas que sofre bastante com as geadas pelo que necessita de ser protegida no Inverno.

 Propaga-se por semente e por estacas dos ramos.

 

Galeria