Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

21.12.23

Previsão Especial Natal de 2023 - Portugal Continental

 




Previsão Especial Natal de 2023 - Portugal Continental

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2023-12-20 18:34 e 2023-12-26 23:59 Previsão Especial Natal de 2023 - Portugal Continental Entre os dias 22 e 26 de dezembro, o estado do tempo em Portugal Continental vai ser influenciado por um anticiclone, localizado a noroeste do referido território, que se deslocará gradualmente para a Península Ibérica.

 Assim, prevêem-se dias de céu pouco nublado ou limpo, apresentando muita nebulosidade até ao meio da manhã, em especial no interior Norte e Centro, onde em alguns locais poderá persistir ao longo do dia.

 O vento começará por soprar fraco a moderado de norte/nordeste, por vezes forte nas terras altas, e irá gradualmente rodando para leste/nordeste e enfraquecendo, prevendo-se que a partir do dia 24 seja em geral fraco e predominando do quadrante leste. Prevê-se também para estes dias a formação de neblina ou nevoeiro matinal, em especial no nordeste transmontano, na Beira Alta e nos vales do rios, sendo que a partir do dia 24 aumenta a probabilidade de haver persistência ao longo do dia no nordeste transmontano e na Beira Alta com possibilidade de formação de sincelo.

 É possível a formação de gelo ou geada durante estes dias, em especial no interior Norte e Centro. Nos dias 24 e 25, está prevista uma depressão pouco cavada em altitude centrada junto à Península Ibérica, que poderá condicionar temporariamente o estado tempo com possibilidade de ocorrência de precipitação, mas, neste momento, esse cenário apresenta-se como muito pouco provável.

 A temperatura máxima deverá registar, de um modo geral, valores entre 10 e 20°C, com os valores mais elevados no Alentejo e Algarve, e entre 5 e 10°C no interior Norte e Centro. No caso de se verificar a persistência de nebulosidade/neblina ou nevoeiro no nordeste transmontano e na Beira Alta, estes valores da temperatura máxima deverão ser inferiores para essas regiões.

 A temperatura mínima deverá registar, de um modo geral, valores entre 2 e 8°C, com os valores mais elevados no litoral Centro e Sul, e entre -3 e 2°C no interior Norte e Centro.

A agitação marítima será mais intensa na costa ocidental e no início do período, com ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, prevendo-se que diminua gradualmente para uma altura significativa inferior a 2 metros a partir do dia 23.

Este comunicado será atualizado no dia 21 de dezembro, pelas 18h00.

 

 Recomenda-se o acompanhamento da previsão e avisos meteorológicos para este período consultando: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar: http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/ Qua, 20 Dez 2023 18:34:59

IPMA subscricoes@ipma.pt através de meteo.pt 

quarta, 20/12, 18:57 (há 14 horas)