Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

8.2.13

CASCAIS. SAIR DE CASA À NOITE ?

Tenho andado ausente ( em parte incerta ) como se costuma dizer, mas parece que não sou só eu.

Uma ou outra vez saio à noite mas parece que a via pública ou até os locais públicos, ao ar livre, estão cada vez mais solitários e acho que não é só por estarmos no Inverno.

A baixa da vila deixou de ter interesse porque tudo está trancado a sete chaves e pouco ou nada há para ver.
 Durante o dia Cascais ainda tem alguma animação.

Disto estou a excluir os esforços meritórios da Autarquia, da Junta de Freguesia e outras entidades oficiais, ou não, que se esforçam para proporcionar-nos a nós cidadãos  bastos motivos de interesse para ocuparmos o tempo livre.
 Estão bem e agradeço-lhes. 
 Refiro-me ao outro lado da questão, ao dia a dia daqueles que se movimentam pela vila e arredores em tarefas relacionadas com as suas ocupações. 
Parece que a maioria das pessoas estão ausentes.
 Vejo mesmo assim gente algo idosa, na sua maioria, o que não augura nada de bom para o futuro dado que a juventude prima pela ausência.
 Em oposição a isto as estradas estão repletas de veículos, os parques de estacionamento dos centros comerciais idem e estas " catedrais de consumo " como ouvi alguém lhes chamar, estão aí sim bem compostas por pessoas de diversas idades.

O TEMPO QUE TUDO APAGA ( Foto de J.P.L. Ano 2013 )

 Concluo que o andar pela rua nem que seja pelo antigo gosto de " ver montras " se transferiu para o interior, para o lugar vigiado e seguro dos centros comerciais.

 Estou de acordo e subscrevo.
 Fico triste por verificar que se perdeu a tal liberdade do outro tempo, de andar pela rua, que mais não seja pelo actual  risco,  a isso inerente. 
A Polícia faz o que pode mas o certo é que patrulhas apeadas não se vêm e os " outros " sabem disso. Compete-nos, a nós, salvaguardar o precioso coiro e cabelo assim como os, no meu caso, magros pecúlios.
Até porque se acontece o cívico deparar com algo que o leve a tomar alguma medida mais drástica sujeita-se a incómodos e nós, eventuais vítimas, não queremos isso.
 Por isso o melhor para uns e para outros é ficarmos em casa, ou, em alternativa,  ir até aos shoppings daqui e dacolá e mesmo assim com muita atenção no exterior.

Sempre vemos algumas montras, algumas pessoas e lá deixamos por vezes o nosso contributo em euros .

É o que se quer , não é ?