Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

8.4.15

ARTE NO LIVRO

Compartilho uma notícia que me parece digna de algum realce, para quem gosta de livros e nem sempre encontra quem se encarregue de os encadernar ou restaurar. Já se me deparou esse problema algumas vezes e, finalmente, aqui em Cascais parece que está encontrada a solução. Segue um extracto da referida notícia.


" Quem percorre a Av. Emídio Navarro, em Cascais, é tomado pelo silêncio e pela beleza das casas tipo chalet, villa ou palacete.
 A meio da avenida, no nº 310 A, um portão verde e largo, entreaberto convida a espreitar para o interior. O espaço é amplo.
Tem mesas e pequenas vitrinas onde estão expostos livros, encadernações artísticas e máquinas de encadernação da década de 60.
 Assim é a " Arte no Livro ". uma livraria e oficina de restauro e encadernação que logo à entrada faz crescer a inspiração.
 Aberto ao público em finais de Novembro de 2014, o espaço já foi, há 100 anos, uma fábrica de conservas. Os trabalhos de encadernação e restauro de livros que decoram o espaço são da autoria de mestres nesta arte, F. Pinheiro dos Santos e a filha Andreia Tibério dos Santos.

( ...) Na " Arte no Livro " o trabalho de encadernação e restauro de livros é realizado na perfeição e com os melhores materiais.

 Utiliza-se folha de ouro fino, vários tipos de peles, algumas importadas que são depois tratadas e trabalhadas de forma única e personalizada para fazer as encadernações ao gosto do cliente. Criam-se capas ao estilo francês e inglês  e até se fazem imitações ao estilo bizantino.

 Fazem-se pinturas e trabalhos em alto e baixo - relevo em peles com o requinte e mestria de outros tempos.

   A " Arte no livro " é uma livraria especial, que vem notabilizar, ainda mais, uma área ao redor de outros espaços culturais existentes em cascais, como a Casa das Histórias Paula Rego, o Museu do Mar, o Museu Condes de Castro Guimarães e a casa de Santa Maria. "

Como se pode constatar, tudo indica ser um local a visitar por todos nós, cascalenses e não só.

Notícia transcrita do jornal " Atual " de seu número 51 correspondente ao mês de Fevereiro. Editado pela Câmara Municipal de Cascais, a sua distribuição é mensal e gratuita.
Mais informações em www.cascais.pt.
www.artenolivro.com