Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

14.1.24

IRENE ESTÁ PERTO ? !

 

Depressões Kamiel e Juliette: em que regiões se prevê impactos mais fortes?

Depressão IRENE - Portugal - Comunicado Nº 1

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2024-01-14 18:25 e 2024-01-16 23:59 Depressão IRENE - Portugal - Comunicado Nº 1

 No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos, foi atribuído pela METEO FRANCE (Serviço Meteorológico Francês), o nome IRENE a uma depressão que estava centrada em 32N 38W às 12UTC do dia 14 de janeiro (domingo).

 

Apesar de Portugal continental e o arquipélago da Madeira não serem diretamente afetados pela depressão, um sistema frontal associado à mesma irá condicionar o estado do tempo nestes territórios.

Assim, a partir do final da tarde de dia 16, no território do continente a precipitação será persistente, podendo ser por vezes forte e acompanhada de trovoada até ao final do dia 17, em especial nas regiões Norte e Centro.

O vento irá intensificar a partir da manhã do dia 16, soprando por vezes forte no litoral, com rajadas até 75 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 85 km/h, podendo esta situação estender-se até ao final do dia 17.

 Prevê-se também um aumento da agitação marítima nos dias 17 e 18 com ondas de sudoeste com 4 a 5 metros em toda a costa.

 Neste sentido já foram emitidos avisos de Precipitação, Rajada Máxima e Agitação Marítima de nível AMARELO.A partir do dia 15, no arquipélago da Madeira, ocorrerão períodos de chuva ou aguaceiros, que serão por vezes fortes, em especial nas vertentes sul e terras altas da ilha da Madeira, no dia 16. O vento irá intensificar no dia 16, soprando de sudoeste forte, com rajadas até 85 km/h, sendo forte a muito forte nas terras altas, com rajadas até 100 km/h. O aumento da agitação marítima também será significativo com ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros nos dias 16 e 17. Neste sentido já foram emitidos avisos de Precipitação, Rajada Máxima e Agitação Marítima de nível AMARELO

.O vento e a agitação marítima fortes irão afetar as áreas marítimas de responsabilidade nacional.O estado do tempo no arquipélago dos Açores não será diretamente afetado pela referida depressão.Devido a esta situação meteorológica, aconselha-se o acompanhamento das previsões meteorológicas e dos avisos.

 Este comunicado será atualizado caso se justifique.Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa/ Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar: http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/ Dom, 14 Jan 2024 18:25:39

Ler mais


19:09 (há 1 hora)


para mim