Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

18.5.12

MADRESSILVA CASCALENSE

 QUANDO DECIDO PASSEAR PELOS CAMPOS, NÃO RARO ENCONTRO BASTOS MOTIVOS DE INTERESSE PARA UMA PARAGEM QUASE QUE OBRIGATÓRIA. JUNTO A ESTES FORMOSOS ARBUSTOS, DE AROMA ÚNICO É DISSO UM BOM EXEMPLO .

 

Madressilva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como ler uma caixa taxonómicaMadressilva
Lonicera periclymenum
Lonicera periclymenum
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Dipsacales
Família: Caprifoliaceae
Género: Lonicera
Espécie: L. periclymenum
Nome binomial
Lonicera periclymenum
L., 1753
Madressilva ou madressilva-das-boticas são as plantas da espécie Lonicera periclymenum, gênero botânico Lonicera, da família das Caprifoliaceae.

É uma planta de folhas decíduas, trepadeira, na forma de arbusto, que pode crescer até dez metros de altura. É nativa da Europa, podendo ser encontrada ao norte como na Noruega e Suécia. Suas folhas são opostas e simples, com a forma de elipses lanceoladas. A inflorescência é capituloforme pedunculada com forma de trombeta. 
As flores são hermafroditas, zigomorfas, pentâmeras, de coloração creme ou branco-amareladas, com odor doce e agradável. Os seus frutos são bagas de coloração roxa.A sua polinização é feita pelas abelhas e traças (PE) ou mariposas (PB).

ENTRE AS MADRESSILVAS ( foto de J.P.L. Maio de 2012 )

O seu habitat é em sebes, margens dos campos e matas.
Madressilva   é muito   apreciada   como  planta ornamental, devido a suas bonitas e aromáticas flores.
É usada pelas borboletas para pôr os seus ovos.
EIS A MADRESSILVA DA BEIRA DO CAMINHO ( Foto de J.P.L. Maio 2012 )

É utilizada na medicina para combater as anginas, a colibacilose e a tosse. Tem propriedades adstringentes, anti-sépticas, detersivas, diuréticas e sudoríficas.