Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

1.10.20

CASCAIS RURAL

MOINHO DA ALMOSQUIA ( Foto de J.P.L. Abril de 2011 )

   A apresentação de um estudo sobre a vivência rural das comunidades cascalenses terá, logo à partida, de ter como base um reconhecimento sócio-geográfico da sua componente urbana. Tal situação, que poderia parecer paradoxal é, no entanto,extremamente importante, pois a totalidade dos núcleos urbanos da freguesia de Cascais, foram até épocas muito recentes,meras aldeias rurais,onde as actividades agrícolas e piscatórias representavam um papel de grande importância.
   Se tal situação assume um posicionamento imensamente lógico, quando mencionamos os casos de Birre, Torre, Areia, Charneca ou Aldeia de Juzo, torna-se eventualmente difícil de compreender quando estudamos a vila de Cascais, ou os lugares do Cobre, da Marinha, da Pampilheira e das Fontainhas, pois o tipicismo da sua ruralidade, fruto de muitos anos de incúria e de desinteresse, está hoje muito descaracterizado e sumido. No entanto, e sem medo de pecar por excesso, podemos afirmar peremptoriamente ser rural a génese de todos os locais apontados, ou mesmo, como acontece com Cascais, uma mistura de uma vivência agrícola com outra de carácter piscatório, mas onde a complementaridade ocupacional não permite distinguir as duas comunidades. (...).


In: João Anibal Henriques.
Subsídios  Monográficos para uma História Rural Cascalense.
Edicão da junta de Freguesia de Cascais.