Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

20.6.13

PRIMEIRO VOO DO HOMEM EM PORTUGAL

Fazem então hoje 473 anos que em Portugal se efectivou o primeiro voo experimental do homem. 

Foi seu autor João de Almeida Torto.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O VOO ?


João de Almeida Torto foi um português residente em Viseu que em 1540 se distinguiu por ter tentado voar com um sistema de asas inventado e fabricado por si mesmo.

 Conta-se que em 20 de Junho de 1540, João Torto terá subido ao cimo da Sé de Viseu onde havia construído, com a permissão da Igreja, uma rampa de lançamento.

 A experiência teve lugar por volta da cinco horas da tarde, perante uma multidão expectante. De acordo com os relatos da época, terá conseguido em parte voar, tendo aterrado em cima do telhado da Capela de São Mateus, mas logo tombando sobre as asas, o que lhe provocou lesões que o conduziram à morte.

Este homem cujo nome foi atribuído a uma rua da cidade de Viseu foi precursor do voo livre em Portugal.

Quem diria...realmente o tempo passa a voar  !

GRANDE BURACO NO SOL





  Ver a imagem de origem

vai desorientar telecomunicações na Europa neste verão



Um gigantesco buraco coronal na superfície do Sol com localização alinhada para a Terra foi captado na semana passada, pelo Solar Observatory Dynamics (SDO) da Agência Espacial dos EUA (NASA), prevendo-se alterações nos campos magnéticos em regiões terrestres, dentro de semanas, em particular na Europa Ocidental.

Com base nas imagens captadas nos últimos dias de maio, prevê-se que os fortíssimos ventos provocados pelo buraco coronal – uma zona de baixa densidade de plasma na superfície do “astro rei” – enviarão correntes de partículas na direcção da Terra, as quais causarão fenómenos luminosos de rara beleza(auroras boreais).
Mas os fluxos de partículas solares também poderão alterar a atividade geomagnética a um nível capaz de perturbar o funcionamento dos sistemas de telecomunicações, como GPS (dispositivos de navegação) e redes móveis (sobretudo os aparelhos de última geração).
Segundo avisam os técnicos da NASA, as perturbações nas comunicações poderão ocorrer dentro de dois meses, em particular na Europa ocidental.